Qual tipo de poltrona escolher em uma viagem de ônibus? Tem quem já esteja acostumado a viajar com frequência e sabe bem escolher os horários e os melhores preços, mas às vezes ainda fica aquela dúvida que pode garantir um maior conforto, especialmente em trajetos mais longos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Entenda a diferença dos tipos de poltronas de ônibus

Continua depois da publicidade

Em geral, existem cinco opções oficiais para classificar as categorias de poltronas, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São elas:

Convencional 

Opção mais básica e com menor custo. Poltronas mais acolchoadas, no entanto pouco reclináveis. Banheiro e ar-condicionado variam de acordo com a empresa operadora, pois só existe obrigatoriedade de toalete para viagens com mais de 3 horas de duração.  

Possui por volta de 42 a 50 lugares e é ideal para viagens curtas ou para quem prefere economizar.

Executivo 

Poltronas acolchoadas que reclinam mais que a categoria convencional. Possui maior espaço entre os lugares e pode ter apoio para as pernas. Ar-condicionado e água mineral estão presentes na maioria destes ônibus.  

Continua depois da publicidade

Possui cerca de 46 lugares e é recomendado para viagens curtas a médias.  

Semileito 

Possui poltronas maiores, ar-condicionado, água mineral e apoio para pernas. Algumas viações podem fornecer mantas e travesseiros higienizados já inclusos no valor da passagem. A poltrona pode ser reclinável até 135°, além de algumas empresas disponibilizarem Wi-Fi e tomadas USB individuais. 

É indicada para viagens médias e longas, em especial viagens noturnas.  

Leito 

É uma das opções que proporcionam mais conforto ao viajante. As poltronas são largas e espaçosas, além de reclinarem até 160°. A empresa pode oferecer mantas, travesseiros, lanche e água. Outras ainda oferecem TV, Wi-Fi e rádio individual.  

Tem em média 28 lugares, já que a prioridade é o conforto. É a escolha indicada para viagens longas e cansativas, como exemplo as rotas noturnas.  

Continua depois da publicidade

Cama 

É a opção mais indicada para quem pode desembolsar um valor maior com a passagem. Nessa categoria é oferecido serviço de bordo com manta e travesseiro, além de algumas empresas possuírem TV com opções de filmes e séries. O passageiro também consegue reclinar a poltrona até 180°.

Uma opção ideal para idosos, crianças ou pessoas com necessidades especiais.  

Dicas extra

Para aproveitar a viagem com o máximo de tranquilidade, a BuscaOnibus separou mais algumas dicas que podem ajudar o viajante.

Se o passageiro quiser dormir na viagem, é melhor escolher as poltronas mais a frente, que possuem menor passagem de pessoas até o sanitário, por exemplo. Mas se o passageiro utiliza o banheiro com frequência durante a viagem, principalmente aquelas mais longas, é melhor se sentar mais próximo do sanitário e nas poltronas do corredor.

Continua depois da publicidade

Outro ponto importante é a altura. Pessoas mais altas tendem a sentir mais desconforto em viagens longas, então é indicado escolher poltronas de leito ou cama. Enquanto passageiros de altura mais baixa podem optar pelas poltronas da categoria executivo ou semileito.

“Cada vez mais, a experiência do viajante tem ganhado relevância nesse contexto. Aspectos de comodidade, segurança e conforto já não são mais uma escolha, mas sim garantias essenciais para quem quer fidelizar no setor turístico”, explica o CEO da BuscaOnibus, José Almeida.

Leia mais

Mensagens de gratidão: 50 lindos cartões para compartilhar pelo WhatsApp

O que acontece no corpo quando ficamos 14 dias sem açúcar

As invenções incríveis criadas por brasileiros que você não sabia

Destaques do NSC Total