O Jogo do Tigrinho, também conhecido como Tiger Game, se tornou popular nas últimas semanas após casos de investigações policiais que colocaram influenciadores digitais na mira. Com visual colorido e infantil, o jogo promete dinheiro fácil e tem atraído cada vez mais vítimas no país. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Desenvolvido pela empresa Pocket Games Soft, com sede em Malta, o jogo é considerado ilegal no Brasil por envolver práticas de azar. Além do Tigrinho, a empresa responsável tem no catálogo diversos outros jogos como: Chicky Run e Zombie Outbreak, todos na mesma categoria. 

Na última semana, diversos usuários relataram que foram incluídos em grupos nas redes sociais que tem como objetivo divulgar o jogo.

O formato é geralmente o mesmo: números estrangeiros e nomes com códigos, além de fotos de perfil com desenho de tigre fazem parte da estratégia. Contudo, o que tem gerado reclamações é que os usuários do WhatsApp são adicionados a esses grupos sem querer e sem ter contatos relacionados no grupo.

Continua depois da publicidade

Entenda como vítimas são atraídas com a promessa de dinheiro fácil no Jogo do Tigrinho

— Já fui adicionada em uns três grupos de WhatsApp. Em geral, criam grupo, me adicionam e, depois, vira uma comunidade do WhatsApp. Todos do Fortune Tiger e com números estrangeiros — conta a jornalista Paula Silva, de 30 anos.

Influenciadora foi alvo de operação que investiga divulgação do “Jogo do Tigrinho”

Em entrevista à Forbes, Lucas Maldonado D. Latini, especialista em Direito Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirmou que a lei brasileira não exige que os provedores de aplicação tenham representação no Brasil. Segundo o especialista, o Congresso Nacional discute a possibilidade de mudar a legislação.

O que é o Jogo do Tigrinho e por que ele é considerado ilegal no Brasil

— Essa ausência de representação realmente dificulta que usuários prejudicados busquem responsabilizar a plataforma. O Código de Processo Civil brasileiro até prevê a possibilidade de processar empresas estrangeiras mediante procedimentos específicos, mas eles costumam ser demorados — fala.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Como evitar inclusão em grupos do WhatsApp usados para divulgar o “Jogo do Tigrinho”

“Jogo do Tigrinho”: operação apreende quase R$ 5 milhões em carros de luxo em Alagoas

Destaques do NSC Total