nsc
    dc

    publicidade

    Doação

    Sangue tipo B- está com estoque baixo em Santa Catarina 

    Esta é a segunda vez em 10 dias que o problema ocorre com este tipo sanguíneo  

    18/10/2019 - 11h42 - Atualizada em: 18/10/2019 - 13h02

    Compartilhe

    Por Camila Levien
    (Foto: )

    Pela segunda vez neste mês o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está com estoque baixo de sangue do tipo B- , a estimativa é de que o estoque esteja cerca de 6% abaixo do valor considerado ideal. De acordo com o órgão, a situação é considerada normal já que picos de baixa e de alta acontecem em alguns momentos do ano. A recomendação é que pessoas com este tipo sanguíneo procurem o Hemocentro da sua cidade. O restante dos sorotipos está dentro da normalidade.

    De acordo com Silvio Battistela, coordenador de captação de doadores do Hemosc, informou que desde a última baixa, dez dias atrás, o estoque do Estado estava dentro de normalidade e nesta quinta-feira (17) voltou a constar como reduzido.

    Por este motivo, segundo ele, nesta sexta-feira (18) foram iniciadas atividades para reverter o quadro por meio do contato com doadores regulares desse sorotipo.

    — A partir do meio da semana que vem acreditamos conseguir voltar aos níveis de estoques ideais. Esses picos de alta e baixa são considerados normais por nós, e nossos doadores no estado tem sempre nos atendido em nossos chamados por doações — declarou Battistela

    Os doadores podem comparecer a qualquer um dos nove hemocentros e pontos de coleta do Estado, localizados nas seguintes cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

    Quem pode ser um doador?

    Pessoas entre com idades entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. O doador deve pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).

    É importante lembrar que para doar sangue a pessoa não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

    Restrições

    Não deve doar sangue quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, lepra (Hanseníase), hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune, doença de chagas, AIDS, diabetes, câncer e problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista).

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade