As empresas de Santa Catarina abriram 25.304 vagas em fevereiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (25), pelo Ministério da Economia. Conforme os números, somente neste ano já são 45.626 novas vagas de trabalho criadas no Estado.
Continua depois da publicidade
Com relação ao mês anterior, houve alta na abertura de vagas, de 1,25%. A variação ficou bem acima da média nacional, já que as 173.139 vagas abertas no país representam alta de 0,45% em relação ao mês anterior.
Os dados mostram ainda que, nos últimos 12 meses, foram abertas 52.623 vagas no Estado. Isso representa uma variação positiva de 2,63%, em relação ao que foi registrado no mesmo período, em 2017.
Conforme o Caged, este foi o segundo melhor mês de contratações para um mês de fevereiro, desde 2004. A única vez que houve mais contratações nessa época do ano foi em 2014, quando abriram 27.891 vagas.
Indústria tem bom momento
Em fevereiro, o setor que mais contribuiu para o saldo positivo dos empregos em Santa Catarina foi a indústria. Os números do Caged mostram que foram abertas 10.626 vagas nessa área. Em seguida, aparece o setor de serviços, com o implemento de outros 7.097 novos postos de trabalho.
Continua depois da publicidade
Dentro da indústria, a área que mais contratou foi a das empresas que trabalham com o setor têxtil. Em fevereiro, o setor demitiu 7.173 pessoas, mas contratou outras 10.005, gerando saldo positivo de 2.832 vagas abertas. O segundo melhor resultado ficou com as indústrias de produção de alimentos e bebidas. Segundo o Caged, houve 1.544 contratações com carteira assinada nesse período.
Nenhum dos oito setores da economia analisados pelo Caged demonstrou queda nas contratações, em relação a janeiro. No entanto, a administração pública chama a atenção, por ter aberto 3.794 vagas com carteira assinada. Esse foi o terceiro setor que mais abriu postos de trabalho no último mês. Na comparação com o mês anterior, o acréscimo é de 15,89%.
Joinville gera mais de 3 mil vagas
Considerando os municípios com mais de 30 mil habitantes, Joinville, no norte do Estado foi a cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina no mês de fevereiro. Os dados do Caged mostram que foram abertos 3.006 novos postos com carteira assinada no último mês. Em relação ao mês anterior, a variação é de 1,52%
Depois de Joinville, os dois municípios que mais abriram vagas são Blumenau, com 1.879 vagas, e Brusque, com outras 1.525. Nesse último, também foi registrada a maior variação em relação ao mês anterior, de 3,25%.
Continua depois da publicidade
Já Balneário Camboriú, Caçador e São Francisco do Sul foram as únicas cidades na lista que apresentaram saldo negativo em fevereiro. Dessas, Balneário Camboriú foi que que teve o pior desempenho, já que as empresas da cidade contrataram 2.690 novos funcionários, mas demitiram 2.738, gerando um déficit de 48 vagas. Em relação ao mês anterior, a queda é de 0,11%.
Nas outras duas, as quedas foram inexpressivas. Em Caçador, foram fechadas apenas 13 vagas, o que equivale a um déficit de 0,06%, na comparação com janeiro, enquanto São Francisco do Sul perdeu apenas duas vagas, ficando praticamente estável em relação ao mês anterior.
SC gera mais empregos que vizinhos
Na Região Sul, Santa Catarina foi o Estado que mais gerou empregos em fevereiro. Em segundo lugar, ficou o Rio Grande do Sul, com 22.463 novas vagas. No Paraná, o saldo também foi positivo, com a abertura de 18.254 vagas com carteira assinada.
Assim como em Santa Catarina, a indústria também foi o setor que puxou as contratações no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, o setor industrial teve um mês mais fraco em relação aos vizinhos regionais, mas ainda conseguiu ficar em segundo lugar no geral.
Continua depois da publicidade