O verão em Santa Catarina é referência de beleza e diversidade turística, em todo o Brasil e no mundo. Até o final da temporada, o Estado deve receber 3,1 milhões de turistas, segundo estimativa da Secretaria de Turismo. O litoral extenso, de aproximadamente 530 km, aliado à variedade de opções turísticas, faz do território catarinense um destino indispensável para quem busca se divertir ou descansar nas férias de verão. 

Continua depois da publicidade

Durante os meses mais quentes do ano, é comum ver turistas de todos os estados e nacionalidades nos principais destinos turísticos catarinenses. Além das regiões litorâneas, Santa Catarina também contempla opções de turismo rural ou de aventura — principalmente no interior do Estado, regiões em que é possível visitar fazendas, colher frutas ou participar de atividades rurais, como trilhas ou passeios a cavalo. 

Ao longo dos anos, Santa Catarina também se tornou um polo de turismo que se equipara às grandes capitais do mundo e conta com uma grande variedade de opções gastronômicas, além de shoppings, centros comerciais e monumentos urbanos, o que atrai turistas que buscam experiências. 

O privilégio de estar diante da natureza

Santa Catarina possui mais de 200 praias, sendo que 142 delas estão próprias para banho, conforme dados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Devido à grande quantidade, os turistas que buscam o litoral do Estado conseguem ter diferentes alternativas, desde as opções mais badaladas em Balneário Camboriú ou Jurerê Internacional, até os refúgios mais tranquilos, como a Praia do Rosa, em Imbituba, ou Guarda do Embaú, em Palhoça.

Além disso, Santa Catarina não se resume apenas ao litoral. Também é repleto de serras e vales que também oferecem atividades ao ar livre — a exemplo da Serra do Rio do Rastro, com diversos mirantes para observar as montanhas, e o Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici, encantam os visitantes que procuram uma pausa do calor.

Continua depois da publicidade

Outro ponto alto do verão catarinense é a gastronomia. A rica herança cultural do Estado, marcada pela influência de imigrantes alemães, italianos e açorianos, se reflete em uma culinária variada e saborosa. Na costa litorânea, o destaque fica por conta dos pratos à base de frutos-do-mar, como camarões, ostras e peixes frescos. 

Projeto Verão dos Sonhos mostra o melhor da estação

A variedade turística de Santa Catarina ganha espaço em todos os veículos de comunicação da NSC durante o verão. É por isso que, em 2025, nasceu o Projeto Verão dos Sonhos, com o objetivo de mostrar aos catarinenses e turistas que independente das preferências, é possível viver o verão dos sonhos por todo o Estado. O projeto tem patrocínio do Angeloni.

Ao longo de toda a temporada, o público poderá acessar conteúdos multimídia em todas as plataformas de comunicação da NSC. Isso inclui transmissões na televisão e nas rádios Atlântida, CBN e Itapema. Dicas e conteúdos especiais também estarão disponíveis no NSC Total e nas publicações impressas da NSC. O público também terá a oportunidade de visitar o Espaço Verão dos Sonhos, uma ativação itinerante nas lojas Angeloni, com um cenário temático e distribuição de brindes.