O governo de Santa Catarina deu um passo importante nesta quarta-feira, em Paris, para integrar o Estado nas comemorações do ano da França no Brasil, programado para 2009, em retribuição aos eventos que marcaram as festividades brasileiras no país europeu em 2005.

Continua depois da publicidade

A comitiva catarinense, liiderada pelo governador Luiz Henrique, fez contatos com autoridades francesas. Os investimentos na festividade serão de cerca de 2 milhões de euros para garantir a reciprocidade na qualidade da programação.

A primeira parada do governador foi no Centro Cultural da França, próximo a grandes marcos da capital francesa como a Torre Eiffel, onde recebeu o apoio do ministro Yves Saint-Geours, presidente da comissária que trata da organização das festividades.

A ele, o governador relatou os laços históricos e culturais que dão a Santa Catarina e a França maior proximidade. Ajudam nesta análise, a assinatura que ocorre hoje do acordo com a Escola Nacional de Administração Pública francesa (ENA), que vai trazer à Udesc um curso de capacitação.

Convite para primeiro-ministro visitar Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Mais tarde, a comitiva esteve na Assembléia Nacional, a Câmara dos Deputados francesa. Do presidente da comissão que supervisiona as comemorações França-Brasil, o deputado Jean-Claude Lenoir, o governador recebeu o apoio para tratar com empresas do setor privado a possibilidade de convidar o primeiro-ministro francês, François Fillol, para visitar Santa Catarina. O mesmo convite seria dirigido ao presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A comitiva catarinense também foi recebida no Senado francês, onde almoçou e visitou um laboratório de biotecnologia.