O calendário da UCI Gran Fondo World Series atrai cada vez mais ciclistas amadores mundo afora. São 28 etapas em 19 países, entre eles o Brasil, que estreia no circuito mundial nesta temporada com uma prova em Santa Catarina. Pomerode será o palco da prova, que será disputada no dia 5 de novembro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

As provas de Gran Fondo do circuito da União Ciclística Internacional (UCI) têm atraído cada vez mais participantes, com uma média de 3 mil ciclistas a cada disputa, e conquistado novos cenários. Mais países entraram no circuito em 2023, como a Costa Rica e a Guatemala, ambas na América Central.

A organização oferece a todos ciclistas – amadores e profissionais – a oportunidade de viver a experiência e o glamour de correr uma clássica prova de ciclismo de estrada nos moldes da UCI, com carro de suporte neutro no percurso, abastecimento e hidratação no percurso, além das sonhadas medalhas confeccionadas pela UCI.

Para o organizador da UCI Gran Fondo Brasil, Juliano Salvadori, a grande maioria dos competidores está em busca da experiência de participar de uma prova de circuito mundial.

Continua depois da publicidade

– Quem sempre sonhou em correr uma grande prova de ciclismo de estrada do circuito mundial agora terá a oportunidade com a etapa do Brasil. Os ciclistas vão disputar a prova em um cenário tipicamente europeu, como é Pomerode – destaca.

As inscrições para a UCI Gran Fondo Brasil estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da UCI Gran Fondo Brasil. São esperados 2 mil ciclistas de vários países. Grupos de ciclistas de países vizinhos já estão confirmados, em especial da Argentina e do Uruguai.

A prova

A prova será disputada em duas distâncias: Gran Fondo, com percurso de 140km e 1.400m de altimetria acumulada e Medio Fondo, com 80km e menos de 500 metros de elevação. O percurso é o mesmo da célebre “Copa Hans Fischer”, tradicional corrida que homenageia o famoso ciclista natural de Pomerode que disputou duas olimpíadas, foi considerado um fenômeno nos anos 80 e faleceu ainda jovem.

A disputa começa no Centro Cultural, com largada às 8h para a Gran Fondo e às 8h30min para a Medio Fondo. O percurso da Gran Fondo passa por Rio dos Cedros, Timbó, Benedito Novo e segue até o alto da serra da Cachoeira Véu de Noiva, em Doutor Pedrinho. O retorno a Pomerode é pelo mesmo trajeto, com predominância de descidas.

Continua depois da publicidade

uci-grand-fondo-brasil-ciclismo-1

Os competidores da Medio Fondo retornam da cidade de Benedito Novo pelo mesmo trajeto, com predominância de descidas até a chegada em Pomerode. O trânsito de veículos será fechado durante a prova. O organizador Juliano Salvadori destaca a baixa altimetria e a beleza do trajeto escolhido e aprovado pela UCI.

– O percurso é tranquilo. Na distância Gran Fondo são apenas 1.400 metros de subida em 140km. É uma região muito bonita, com paisagens típicas do interior catarinense, com pequenas propriedades rurais e as típicas casas de madeira, montanhas e serras verdes. Em Pomerode, o percurso passa pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e casas no famoso estilo alemão – conta.

Quem pode participar

Podem participar da UCI Gran Fondo Brasil ciclistas amadores e profissionais (incluindo os da Elite, desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour) de 15 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI. Serão qualificados para a disputa do mundial de Gran Fondo 2024 os ciclistas de cada faixa etária que completem a prova em até 25% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade e terão direito à disputa do título mundial da temporada 2024.

Os campeões mundiais de cada categoria do Gran Fondo têm direito a usar a famosa camisa arco-íris. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI, e todos que completarem a corrida recebem a medalha de participação confeccionada pela própria UCI.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Neymar é surpreendido com roupinha do Camboriú para a filha: “Futura torcedora”

Atleta de Florianópolis faz rifa para participar de campeonato mundial de highline na França

Copa Criciúma Sub-17: Gre-Nal quente termina com vitória tricolor

Destaques do NSC Total