nsc

publicidade

Educação

Santa Catarina tem 2,6 mil detentos inscritos para o Enem

Rotina dos presos é alterada nos dois dias de exame, em dezembro; nas datas de realização das provas não é permitido visitação de parentes

02/11/2019 - 08h45 - Atualizada em: 02/11/2019 - 09h38

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro
Provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro
(Foto: )

Em Santa Catarina, 2,6 mil detentos devem fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019. As provas serão aplicadas em 41 unidades prisionais do Estado. O número de candidatos representa um acréscimo de 11% em relação ao ano anterior.

Os exames serão realizados nos dias 10 e 11 de dezembro com o mesmo conteúdo cobrado aos demais candidatos, porém, com questões diferentes. As informações são do Departamento de Administração Prisional de SC (Deap).

Entre os estabelecimentos prisionais com maior número de inscritos estão o Complexo Penitenciário do Estado (Cope) em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis e a Penitenciária Feminina de Criciúma, no Sul do estado. Cada uma as unidades tem 175 presos inscritos. Em Chapecó, no Presídio Regional, são 170 candidatos e na Colônia Penal Agrícola de Palhoça, 160.

De acordo com o edital, as provas são aplicadas por uma empresa terceirizada, contratada pelo Inep. A rotina dos presos é alterada nos dois dias de exame, já que algumas medidas de segurança são reforçadas. Nas datas de realização das provas não será permitido visitação de parentes e algumas atividades internas sofrem alteração, ainda segundo Deap. Todos os detentos ou internos - menores de idade - que já tiverem concluído o ensino médio estão aptos à realização do exame.

Programação

No primeiro dia de prova, os candidatos devem realizar a redação e responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. Assim como ocorre com os demais candidatos no próximo domingo (3), a aplicação para os detentos terá duração de 5h30min, contadas a partir da autorização do aplicador.

No segundo dia de exame serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Na segunda etapa a prova é encerrada meia hora antes, com duração de 5h, conforme horário previsto.

Unidades prisionais com mais inscritos

- Complexo Penitenciário do Estado (Cope), São Pedro de Alcântara: 175

- Penitenciária Feminina de Criciúma: 175

- Presídio Regional de Chapecó: 170

- Colônia Penal Agrícola de Palhoça: 160

- Presídio Regional de Itajaí: 144

- Penitenciária Sul Criciúma: 126

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade