nsc
dc

Atualização

Santa Catarina tem mais de 500 casos confirmados de coronavírus e 17 mortes pela doença

Governo do Estado antecipou que estuda liberar atividades do comércio em breve

08/04/2020 - 17h31 - Atualizada em: 08/04/2020 - 18h36

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Balanço dos casos confirmados foi divulgado em transmissão ao vivo
Balanço dos casos confirmados foi divulgado em transmissão ao vivo
(Foto: )

Santa Catarina teve um aumento significativo no número de pacientes positivados para coronavírus nesta quarta-feira (8). São 501 casos confirmados, 44 a mais do que no dia anterior. Significa um acréscimo de quase 10% na lista de contaminados.

Com mais duas mortes, o número de óbitos também subiu. Agora são 17 pessoas que perderam a vida por causa da doença. Os óbitos mais recentes são de dois homens idosos, de Antônio Carlos e Criciúma, com 79 e 87 anos, respectivamente. As informações foram divulgadas pelo do governo do Estado em coletiva de imprensa no final desta tarde.

> Em site especial, todas as notícias sobre coronavírus

Em relação aos municípios com número mais alto de pessoas infectadas, Florianópolis segue em primeiro na lista, com 123 casos. Em seguida aparece Blumenau, com 55. Joinville e Criciúma têm 30 casos cada. E Itajaí chega a 26 confirmações.

Hospitalizados em leitos de UTI são 113 pacientes - 52 com diagnóstico positivo e 61 suspeitos - e 79 fazendo uso de respiração mecânica. No entanto, houve progresso em relação aos pacientes internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), informou o governador Carlos Moisés da Silva.

Foram 72 altas de pacientes que apresentavam quadro mais grave de saúde, para leitos de enfermaria. Desses, 16 são pacientes positivados para Covid-19 e 56 estão em investigação para a doença.

Antes mesmo de divulgar o balanço do Estado, Carlos Moisés destacou a importância do uso de máscaras de proteção por todas as pessoas que saírem de casa, especialmente após a flexibilização das atividades:

- Eu tenho dito que Santa Catarina ainda não enfrentou a curva. Não se pode ter a leitura de que quando o governo flexibiliza algumas atividades, que saímos do problema, que ele não existe mais. Muito pelo contrário, estamos começando a enfrentá-lo. Essa curva tende a se agravar nas próximas duas semanas.

Veja o mapa com evolução do coronavírus em SC

Estado estuda liberar comércio

Ainda sem confirmar a retomada das atividades no comércio em Santa Catarina, Carlos Moisés antecipou que se estuda a liberação segura dessa área, desde que seguindo regras e recomendações:

- Para retomar e números continuarem sob controle, todos precisam fazer o dever de casa. O governo está preparando a estrutura do Estado para dar respostas quando o catarinense precisar do leito de UTI, do respirador e para que não faltem equipamentos, mas, ao mesmo tempo, o cidadão é corresponsável para vencermos essa fase.

Serviços de transporte coletivo, no entanto, seguem parados.

Hospital de campanha em Itajaí

Moisés anunciou que foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (8), o chamamento de 100 novos leitos de UTI em hospital de campanha. O governador disse que os primeiros 100 leitos serão instalados em Itajaí, na região de Marejada, num formado em que a empresa vencedora tem 30 dias para instalação dos equipamentos, tão logo ela seja escolhida.

- Em seis meses de duração desses hospitais que vamos criar em SC, estaremos investindo cerca de R$ 76 milhões. Então investiremos conforme houver demanda. Mil leitos é o objetivo limite - pontuou.

Além disso, como já havia sido anunciado há cerca de uma semana, o Estado está alugando leitos da rede hospitalar privada que, segundo Moisés, é uma ação mais rápida do que criar novos leitos, adquirir novos equipamentos e contratar novos profissionais:

- Além dos 800 que já temos, nosso objetivo é criar 713 novos leitos, no primeiro momento, além de investir na rede filantrópica.

SC tem 1.037 leitos de UTI

Entre leitos de UTI neonatais, adultos e pediátricos, são 1.037 em unidades de saúde de todas as regiões. Desde o início da pandemia em Santa Catarina, o Estado já criou 220 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos – 25% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no estado - informou o governador. Com isso, hospitais de 21 municípios já tiveram a capacidade de internações ampliada.

As novas vagas estão em Florianópolis, São José, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Blumenau, Timbó, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União, Lages, Joaçaba, Concórdia, Caçador, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

A ampliação começou, segundo a Secretaria de Saúde, um dia depois do primeiro caso suspeito do novo coronavírus ser diagnosticado em Santa Catarina, em 13 de março.

Cidades com casos confirmados de Covis-19

São 65 municípios com pacientes que tiveram diagnóstico positivo para coronavírus em Santa Catarina. Todos os casos listados abaixo tiveram confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Estraram pra lista as cidades de Forquilhinha (Sul), Guabiruba (Vale do Itajaí), São Bento do Sul (Norte) e Tangará (Oeste).

Águas Mornas - 1

Anita Garibaldi - 1

Antônio Carlos - 9

Araranguá - 4

Balneário Arroio do Silva - 1

Balneário Camboriú - 24

Balneário Gaivota - 1

Biguaçu - 2

Blumenau - 55

Botuverá - 1

Braço do Norte - 17

Brusque - 10

Camboriú - 12

Canelinha - 1

Chapecó - 6

Criciúma - 30

Florianópolis - 123

Forquilhinha - 1

Gaspar - 5

Governador Celso Ramos - 3

Gravatal - 5

Guabiruba - 1

Içara - 1

Imbituba - 6

Indaial - 2

Irati - 1

Itajaí - 26

Itapema - 3

Itapiranga - 1

Jaguaruna - 2

Jaraguá do Sul - 6

Joaçaba - 1

Joinville - 30

Lages - 5

Laguna - 3

Mafra - 1

Morro da Fumaça - 1

Navegantes - 4

Palhoça - 4

Papanduva - 2

Paulo Lopes - 2

Pedras Grandes - 2

Pescaria Brava - 1

Pomerode - 1

Porto Belo - 4

Rancho Queimado - 2

Sangão - 1

Santa Rosa de Lima - 1

São Bento do Sul - 1

São Domingos - 1

São Francisco do Sul - 2

São José - 20

São Lourenço do Oeste - 1

São Ludgero - 3

São Pedro de Alcântara - 1

Siderópolis - 4

Sombrio - 3

Santo Amaro da Imperatriz - 1

Tangará - 1

Tijucas - 2

Timbé do Sul - 1

Timbó - 1

Tubarão - 19

Urussanga - 2

Videira - 1

Outros estados - 7

Outros países - 4

Colunistas