nsc
dc

Pandemia

Santa Catarina tem mais três mortes por coronavírus; óbitos ocorreram na Grande Florianópolis e no Sul 

As vítimas são de Florianópolis, Antônio Carlos e Criciúma; Estado confirma 281 casos positivados para doença

02/04/2020 - 17h52 - Atualizada em: 02/04/2020 - 22h08

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Lariane
Por Lariane Cagnini
Clarissa
Por Clarissa Battistella
coronavírus
(Foto: )

Mais três mortes por coronavírus foram confirmadas pelo Governo de Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira (2), chegando a cinco óbitos no Estado por Covid-19. Os resultados são do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC).

A informação foi divulgada pela governador Carlos Moisés da Silva, que também atualizou o número de pessoas contaminadas: são 281 pacientes em todo o território catarinense, o que representa um aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Do total de infectados, 24 pessoas estão em UTI.

​> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Três novos municípios entraram na lista com pessoas infectadas: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes. São 42 cidades com pacientes positivados para a doença. A cidade com número mais alto de confirmações é Florianópolis, com 71 diagnósticos de Covid-19.

Já em relação às mortes, ocorreram nas regiões da Grande Florianópolis, onde são dois novas óbitos, e no Sul de SC. Florianópolis registrou a primeira na cidade, de uma mulher de 87 anos. Também foi confirmado óbito de uma senhora de 66 anos em Antônio Carlos. A vítima da doença estava na Casa de Repouso Recanto do Arvoredo, onde mais seis idosos e um funcionário foram positivados para a doença.

No Sul do Estado, um empresário de 73 anos, que morreu na quarta-feira, também teve o teste confirmado para Covid-19.

Florianópolis

A paciente da Capital estava internada em um hospital particular de São José, na Grande Florianópolis. A morte foi comunicada pelo prefeito Gean Loureiro pelas redes sociais. Ele lamentou a perda.

“É com muito pesar que comunico a nossa primeira morte por Covid-19. Uma senhora de 87 anos, moradora de Florianópolis e que estava internada em um hospital particular em São José. Que possamos, juntos, fazermos de tudo para evitar perder vidas”, escreveu o prefeito.

Antônio Carlos

Em Antônio Carlos a morte foi de uma mulher de 66 anos, que estava abrigada no mesmo asilo onde ficou o homem de 86 anos, que morreu pela doença no final da noite do dia 24 de março - o primeiro óbito em SC. Ela estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu, mas não resistiu.

A informação foi divulgada pela prefeitura de Antônio Carlos por volta das 15h45min desta quinta. Em nota, a Administração do município informou que outros seis idosos e um funcionário do estabelecimento testaram positivo para Covid-19. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Outras 24 pessoas submetidas ao exame, no asilo, testaram negativo para doença.

Veja a evolução dos casos de coronavírus em SC

Criciúma

O empresário do Sul do Estado Evaldo Stopassoli, 73 anos, estava internado desde a sexta-feira na UTI do Hospital da Unimed em Criciúma, mas não resistiu. Ele era proprietário de duas rádios e de empreendimentos imobiliários em Araranguá, no extremo Sul.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Ainda na quarta-feira, o Governo do Estado informou em nota que o resultado do teste do paciente que morreu em Criciúma foi negativo para o coronavírus. O exame foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina, que descartou a suspeita. Na manhã de quinta, o resultado de um novo exame foi divulgado, e confirmou a infecção por Covid-19.

As outras duas mortes confirmadas por coronavírus em Santa Catarina até o momento foram de um homem de 86 anos, que morreu na semana passada no Hospital Regional de São José, e de um empresário de 68 anos, morto nesta segunda-feira (30) em Joinville.

Florianópolis é a cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Estado. Até a noite desta quarta, eram 60 pessoas infectadas. Ao todo, são 247 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina.

Criciúma explica diferença nos laudos

No informe epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde de Criciúma na manhã desta quinta-feira, o município trouxe detalhes sobre a morte ocorrido dia 1°. Segundo o boletim, o Ministério da Saúde determina o encerramento dos casos pelo critério laboratorial. O laudo do Lacen/SC apresentou resultado "não detectável" e, portanto, a amostra foi considerada descartada para Covid-19.

A Vigilância explica que na tarde do mesmo dia, a instituição hospitalar informou que considerando o quadro clínico do paciente, fez uma segunda coleta de amostra, esta de secreção traqueal. O laudo da segunda amostra, realizado por laboratório privado, apresentou resultado "Detectado RNA do Covid-19".

Como o laudo é proveniente de um laboratório validado pelo Lacen/SC para a execução do RT-PCR, a partir deste laudo ficou registrado oficialmente o óbito por Covid-19.

Sobre a discordância dos resultados laboratoriais emitidos pelo Lacen/SC e o laboratório privado, a Vigilância explica que é justificável "pelo material analisado em cada laboratório e pelo tempo decorrido desde o início dos sintomas até a coleta. Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade deste método RT-PCR pode variar significativamente, a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal ou lavado broncoalveolar)".

Cidades de SC com casos confirmados

Antônio Carlos - 8

Balneário Arroio do Silva - 1

Balneário Camboriú - 10

Biguaçu - 1

Blumenau - 22

Braço do Norte - 12

Brusque - 3

Camboriú - 7

Canelinha - 1

Chapecó - 5

Criciúma - 23

Florianópolis - 71

Gaspar - 2

Gravatal - 3

Içara - 1

Imbituba - 5

Indaial - 1

Itajaí - 19

Itapema - 2

Jaguaruna - 2

Jaraguá do Sul - 4

Joaçaba - 1

Joinville - 16

Lages - 1

Laguna - 1

Navegantes - 4

Papanduva - 2

Paulo Lopes - 1

Pescaria Brava - 1

Pomerode - 1

Porto Belo - 4

Rancho Queimado - 2

São Francisco do Sul - 1

São José - 12

São Lourenço do Oeste - 1

São Ludgero - 2

São Pedro de Alcântara - 1

Siderópolis - 2

Tijucas - 1

Timbé do Sul - 1

Tubarão - 14

Urussanga - 1

Outros estados -5

Outros países - 3

Colunistas