nsc
dc

Atenção

Santa Catarina tem risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos, alerta Defesa Civil

Estado deve continuar com chuvas intensas e volumosas até segunda-feira (29)

28/02/2021 - 10h27

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Alagamento em Florianópolis
Santa Catarina tem risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas
(Foto: )

Santa Catarina tem risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra entre o domingo (28) e a segunda-feira (1). O alerta é da Defesa Civil, principalmente, para o Litoral catarinense. No entanto, outras regiões também têm riscos de ocorrências devido ao volume de chuva registrado nos últimos dias.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O aviso metereológico da Defesa Civil aponta previsão de chuva intensa e volumosa entre domingo e segunda-feira para Santa Catarina. Entre o Oeste e os planaltos Sul e Norte são esperadas pancadas de chuva pontualmente fortes.

Nas últimas 24 horas, entre o Litoral Norte e o Baixo e Médio Vale do Itajaí foram registrados acumulados de chuva acima de 100 milímetros. Até segunda-feira são previstos acumulados de até 150 milímetros no litoral. Com isso, o risco é muito alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas em quase todo o litoral de Santa Catarina.

Previsão de chuva para Santa Catarina
Previsão de chuva para Santa Catarina
(Foto: )

Em caso de alagamentos, a orientação é evitar o contato com as águas, não dirigir em locais alagados, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas, além do cuidados com crianças próximas a rios e ribeirões.

Com o volume intenso de chuvas também há o risco de deslizamentos de terra. Por isso, é importante ficar atento aos sinais, como inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à casa, além do aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Cidades com maior acumulado de chuvas em Santa Catarina
Cidades com maior acumulado de chuvas em Santa Catarina
(Foto: )

Colunistas