O governador Carlos Moisés anunciou nesta sexta-feira (17) a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados de Santa Catarina. A portaria publicada no Diário Oficial do Estado determina ainda que todos os cidadãos devem higienizar suas mãos com álcool em gel 70%.
Continua depois da publicidade
De acordo com o governador, os estabelecimentos não poderão aceitar clientes sem máscaras. Carlos Moisés aconselhou ainda que todos os catarinenses já saiam de suas casas usando os equipamentos.
— Estamos fazendo um chamamento para as pessoas sobre a consciência do uso da máscara. Todos estão percebendo a importância de se proteger e proteger as outras pessoas — diz o governador.
Santa Catarina registra já somava, até o final da tarde de sexta-feira, 31 mortes e 962 casos confirmados. Nova atualização será feita em entrevista coletiva ao meio-dia deste sábado (18), com transmissão ao vivo pela Rádio CBN Diário.
Carlos Moisés também citou um artigo científico publicado nos Estados Unidos sobre a eficiência do uso das máscara.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o estudo aponta que, num período de 30 dias, um total de 100 pessoas que não usam máscaras podem infectar até 30 mil outros. Nesse mesmo cenário, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600.
— O uso da máscara, com algum percentual, ajuda na precaução. Por isso foi emitida portaria que determina o uso dela. Assim, todo o estabelecimento público ou privado de SC deve assegurar que todas as pessoas façam a higienização com álcool 70% e uso de máscaras. O descumprimento da medida gera infrações. Quem vai fiscalizar é a vigilância sanitária e as forças policiais — esclareceu Moisés.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus