São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, decretou situação de emergência após o rompimento da principal adutora da cidade, nesta sexta-feira (13). O serviço, operado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), realiza o fornecimento de água potável para todos os bairros do município.

Continua depois da publicidade

O rompimento aconteceu ainda pela manhã durante a execução de uma obra no local, realizada por uma empresa terceirizada. A situação levou ao desabastecimento de água em todos os bairros de São Bento do Sul.

Veja fotos

Equipes do Samae, da Defesa Civil e da prefeitura estão mobilizadas para reparar a adutora e restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. Até a publicação desta matéria, os profissionais trabalhavam na soldagem da tubulação principal, com a instalação de uma junta bipartida para garantir a vedação e evitar novos vazamentos.

Se o reparo não for concluído até a noite desta sexta-feira (13), há possibilidade de que os bairros da cidade fiquem sem abastecimento de água no sábado (14).

Decreto de situação de emergência

De acordo com a Prefeitura de São Bento do Sul, a interrupção do abastecimento afeta residências, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino, serviços públicos essenciais e atividades econômicas, configurando situação anormal classificada como desastre de origem tecnológica.

Continua depois da publicidade

Por isso, o Decreto nº 3943 foi assinado pelo prefeito Antonio Tomazini (PL). O documento prevê a mobilização de todos os órgãos municipais para o rápido conserto da adutora.

Uso racional da água

Durante o período emergencial, fica proibido o uso irracional de água, como lavação de veículos e calçadas, enchimento de piscinas e outras atividades não essenciais. O descumprimento poderá resultar em multa de até 100 UFM.

“A prefeitura e o Samae seguem trabalhando ininterruptamente para reparar a adutora e normalizar o abastecimento o mais breve possível”, informou a administração municipal.