São Bento do Sul foi eleita como a cidade mais segura de Santa Catarina e a quarta do Brasil pelo ranking de Competitividade dos Estados 2025, um levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. SC também se destacou como o estado mais seguro do país.
Continua depois da publicidade
Na edição passada do ranking, de 2024, São Bento do Sul havia ficado em 118º lugar nos índices de segurança pública. A cidade avançou e ocupou o primeiro lugar entre as mais seguras de SC, ficando à frente de Palhoça, Biguaçu, Blumenau e Concórdia.
Veja fotos de São Bento do Sul
A cidade do Planalto Norte catarinense também se destacou a nível nacional, ocupando a quarta melhor colocação em segurança pública. O município ficou atrás de Várzea Paulista (SP), Paço do Lumiar (MA) e São José do Ribamar (MA). Em quinto lugar, ficou Bagé (RS).
Veja quais são as 10 cidades mais seguras de SC, segundo ranking
- São Bento do Sul (4ª no Brasil)
- Palhoça (6ª no Brasil)
- Biguaçu (7ª)
- Blumenau (15ª)
- Concórdia (19ª)
- Jaraguá do Sul (35ª)
- Florianópolis (47ª)
- Joinville (56ª)
- Brusque (68ª)
- Criciúma (89ª)
O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, classificou como excelente o desempenho do município de São Bento do Sul, que avançou mais de 100 posições até obter o melhor índice do estado.
Continua depois da publicidade
— De forma extraordinária, o município avançou 114 posições em relação à edição anterior do ranking, com destaque para a primeira colocação no indicador de mortes por causa indeterminadas e a terceira colocação em mortes violentas intencionais — enfatizou o secretário.
O coronel também destacou que Santa Catarina vem evoluindo de forma geral no combate à violência, tanto pelo trabalho das forças policiais quanto pelo ambiente extremamente favorável para se viver com oportunidades, economia pujante e qualidade de vida, que são condições fundamentais para uma sociedade cada vez mais justa e perfeita.
— Temos e sempre teremos grandes desafios pela frente. No entanto, os resultados positivos nos motivam a enfrentá-los de cabeça erguida e também com competência de forma resolutiva, que é o que a sociedade catarinense merece e espera do poder público — ressalta.
Para o delegado regional da Polícia Civil, Gil Rafael Ribas, o índice é visto como um reflexo do novo modelo de gestão implementado pelo delegado-geral Ulisses Gabriel, que nos últimos anos tem motivado o aumento expressivo no número de cumprimentos de mandado de prisão, assim como de busca e apreensão que acabam repelindo a criminalidade
Continua depois da publicidade
— Com foco principalmente em crimes mais graves, crimes violentos, seja roubo ou seja de mortes intencionais, nos quais nós nos dedicamos com muito afinco em descobrir a autoria, responsabilizar os criminosos, fazendo com que esses índices de crimes dessa natureza de maior gravidade sejam sensivelmente reduzidos — ressalta.
Outro ponto foram os investimentos em tecnologia, treinamento e outros materiais que dão agilidade e apoiam o serviço feito pelas polícias.
— Nós não podemos deixar de mencionar que existe no município uma grande integração entre as forças de segurança, entre as polícias civil, militar, científica e, agora, a polícia penal. Nós trabalhamos de uma forma bastante coesa, visando repelir que a criminalidade avance. Então, o criminoso se desestimula a cometer o delito aqui e conseguimos obter índices muito satisfatórios — cita Gil.
Ele também destaca a colaboração da comunidade e outras entidades como associações empresariais, que apoiam o trabalho policial.
Continua depois da publicidade
O Tenente-coronel Cremilson Veloso, Comandante do 23º BPM de São Bento do Sul, explica que foram diferentes fatores que levaram a cidade a alcançar o topo do ranking em Santa Catarina. Entre eles, a localização geográfica e questões culturais dos moradores, que afetam diretamente a situação de segurança pública no município.
— Logicamente temos outros fatores que dependem dos órgãos públicos, como o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Judiciário, dessa aproximação que todos esses entes que eu citei têm — destaca.
Ainda, o Comandante reforça que São Bento do Sul tem pontos há melhorar na segurança, mas o trabalho executado em conjuto entre as diferentes entidades tem sido positivo.
— Nós temos atuado ferrenhamente contra as organizações criminosas. Temos uma equipe da agência de inteligência com a Polícia Civil, que acaba trabalhando em conjunto, e isso dá um excelente resultado — afirma.
Continua depois da publicidade
Leia também
Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil, aponta levantamento
SC se consolida como referência em Segurança Pública no Brasil, aponta ranking









