A cidade mais antiga de Santa Catarina comemora aniversário nesta quinta-feira (5). São Francisco do Sul celebra 519 anos da descoberta da ilha, que é também a terceira mais antiga de todo o Brasil. A data será celebrada com uma programação especial na cidade, com atos solenes e apresentação musical.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

São Francisco do Sul comemora, na prática, dois aniversários no ano. O primeiro, nesta quinta, marca a descoberta da ilha, quando a região teria sido visitada pela primeira vez por um europeu. No caso, o capitão Binot Paulmier de Gonneville, que chegou a “uma grande terra” depois de ter partido do Porto de Honfleur, na França, em uma expedição.

Entenda porque São Francisco do Sul comemora dois aniversários por ano

O “segundo aniversário” de São Chico é celebrado em 15 de abril, data em que a localidade foi elevada da categoria de “villa” a cidade, em 1847.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta, a celebração dos 519 anos começa às 8h, com o hasteamento das bandeiras na Praça das Bandeiras. Às 10h, a prefeitura de São Francisco do Sul faz a inauguração da pavimentação da Rua Clarinda Gonçalves, e às 11h assina a ordem a serviço para a pavimentação da Rua Grécia. Mais tarde, às 18h30min, há também a entrega da obra de pavimentação da Rua Içá Mirim.

Homem de preto, pavão e bruxas: os mitos de São Francisco do Sul

A programação encerra à noite, com a apresentação da Banda Guarani na praia da Enseada, marcada para as 20h30min.

Leia também

Cesta básica fica mais barata em Joinville no início de 2023, diz Procon; veja preços

Ladrões invadem projeto social e levam até fantasias infantis em Mafra

Filas quilométricas na BR-101 e BR-376, entre SC e PR, exigem paciência de motoristas

Destaques do NSC Total