nsc

    INCLUSÃO 

    São José passa a ter jardim sensorial para incluir pessoas com deficiência

    Espaço é parte do jardim botânico e tem túnel de parreiras além de plantas comestíveis. 

    16/08/2019 - 12h22 - Atualizada em: 16/08/2019 - 15h32

    Compartilhe

    Por Juliana Gomes
    Jardim botânico terá jardim sensorial
    Jardim botânico terá jardim sensorial
    (Foto: )

    Um jardim para explorar tato, olfato, audição e paladar será inaugurado neste sábado (17) em São José. O jardim sensorial busca incluir os portadores de necessidades especiais no jardim botânico do município que completa quatro anos de funcionamento. Túnel de parreiras e plantas comestíveis estão entre as atrações da novidade.

    — A intenção é oferecer aos visitantes um passeio repleto de sensações. A comunicação visual dele (jardim) é feita em braile e a parte de piso tátil com acessibilidade que pode ser usado tanto por um deficiente visual quanto por um cadeirante – explicou a superintendente da Fundação de Meio de Ambiente de São José Fernanda Vieira Diniz Farias.

    Sensações

    Entre as peculiaridades do local, está um túnel de parreiras com 45 canteiros ao longo de um trajeto de 80 metros. O túnel tem 80 centímetros de altura, para facilitar o acesso ao toque das plantas.

    — Nesse jardim é possível o desenvolvimento de atividades lúdicas para estimular o paladar, o tato, a visão, a audição e também o olfato. O paladar justamente por meio das plantas comestíveis — detalhou.

    O jardim botânico tem 160 mil m² de Mata Atlântica preservada e fica na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas e tem entrada gratuita.

    — Uma das funções do jardim botânico é a educação ambiental a ideia foi implantar equipamentos voltados para educação ambiental e proporcionar isso também a pessoas com deficiência — detalhou.

    Visitas guiadas

    De acordo com a Fundação de Meio Ambiente, de janeiro a maio deste ano, 2,49 mil pessoas participaram de visitas guiadas no jardim botânico.

    — Recebemos grupos de idosos, escoteiros, crianças e escolas. Eles participam de visitas guiadas com os servidores do jardim, entre eles biólogos, e assistem a uma palestra sobre o bioma local, a Mata Atlântica – informou.

    O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. As visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas