Uma nova espécie de sapo foi descoberta e nomeada em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De coloração alaranjada e tamanho minúsculo, o Brachycephalus lulai foi encontrado na Serra do Quiriri, em Garuva, cidade do Norte de Santa Catarina. O estudo que descreve a descoberta do sapinho-das-montanhas foi publicado em 10 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Segundo os cientistas, o achado homenageia Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil em três ocasiões. “Por meio dessa homenagem, buscamos incentivar a expansão de iniciativas de conservação voltadas para a Mata Atlântica como um todo e, em particular, para as rãs-miniaturizadas, espécie altamente endêmica do Brasil”, descrevem na pesquisa.

Veja fotos do sapo que homenageia Lula

Como é o Lulai

O estudo descreve a nova espécie de Brachycephalus do grupo de espécies B. pernix. O animal pertence ao gênero Brachycephalus, grupo de pequenos sapos diurnos que vive oculto abaixo da serrapilheira da Mata Atlântica, do Nordeste ao Sul do Brasil.

As comparações morfológicas e acústicas foram realizadas com outras espécies do grupo, e a tomografia computadorizada de alta resolução foi utilizada para o exame osteológico.

De acordo com os resultados, a nova espécie se distingue por 18 características, como o comprimento, de apenas 18 milímetros, e a coloração laranja brilhante do corpo, com pequenas manchas irregulares verdes e marrons. Os braços e antebraços da espécie Lulai são, relativamente, finos. Além disso, conforme pesquisador responsável ouvido Folha de São Paulo, essa espécie não tem todos os dedos, algo em comum com o presidente, que teve um dedo amputado por acidente de trabalho.

Continua depois da publicidade

A nova espécie foi descrita na revista científica PLOS ONE, em um artigo publicado por uma equipe internacional liderada pelo professor Marcos Bornschein, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O trabalho também contou com participação de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Mater Natura (Instituto de Estudos Ambientais) e de colaboradores dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

Local onde espécie foi descoberta

O sapo foi descoberto na Serra do Quiriri, uma cordilheira localizada na divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina. Segundo o estudo, a vegetação dominante no local são os campos de altitude, que são delimitados por floresta nublada.