Maçã, frutas cítricas e frutas vermelhas podem ajudar a manter suas artérias limpas e desobstruídas e melhorar sua saúde cardiovascular. Mas calma, não sai desse texto ainda, antes de descobrir de que forma elas fazem isso e como consumir.

Continua depois da publicidade

As artérias são vasos sanguíneos que podem definir a qualidade da saúde cardiovascular de uma pessoa. Responsáveis por transportar o sangue pelo nosso corpo, elas podem, com o acúmulo de hábitos prejudiciais ficarem entupidas.

A boa notícia é que a alimentação e alguns tipos de frutas podem melhorar isso. Sozinhas as frutas não farão milagres, mas se você tiver uma alimentação saudável, praticar exercício físicos, não fumar e fazer consultas regulares ao seu médico, essas frutas podem potencializar o tratamento.

Começando pela maçã

Um estudo acadêmico que comprova que a maçã faz bem para o coração foi pubicado no Crit Rev Food Sci Nutr em 2020, intitulado “The effects and associations of whole-apple intake on diverse cardiovascular risk factors“.

Continua depois da publicidade

O estudo mostrou que a ingestão diária de 100 a 150 g de maçãs inteiras foi associada a risco reduzido de mortalidade por doenças cardiovasculares, diminuição do colesterol total e LDL, redução da pressão arterial e da inflamação, além do aumento do colesterol HDL e melhoria da função endotelial.

Consumo recomendado da maçã para saúde cardiovascular

Inclua, se puder, 1 a 2 maçãs por dia na dieta, preferencialmente com casca para maximizar fibras e antioxidantes. Prefira frutas orgânicas para minimizar resíduos de pesticidas.

Frutas vermelhas para diminuir o colesterol

Morango, mirtilo, framboesa e amora, as famosas frutas vermelhas, são ricas em antioxidantes, fibras e flavonoides. Um estudo clínico publicado no Nutrition Journal, apontou a redução média no colesterol LDL com consumo de frutas vermelhas, como morango e mirtilo, devido aos polifenóis antioxidantes.

Continua depois da publicidade

Consumo recomendado das frutas vermelhas para saúde cardiovascular

Nos estudos, as pessoas consumiram de 150 gramas a 300 gramas diárias de frutas vermelhas frescas, e sentiram melhora no colesterol no período de 4 a 12 semanas.

Frutas cítricas possuem três compostos específicos que fazem bem para as artérias

Por fim, as frutas cítricas também ajudam na saúde cardiovascular. Laranja, limão, tangerina e toranja são ricas em vitamina C e isso todo mundo já sabe. Mas a riqueza destes alimentos está nos flavonoides, especificamente na hesperidina, nas fibras solúveis como pectina e no potássio.

Tudo isso ajuda a reduzir o colesterol LDL, baixa a pressão arterial e protege os vasos sanguíneos contra inflamação e oxidação.

Continua depois da publicidade

Consumo recomendado das frutas cítricas para saúde cardiovascular

O ideal é que você consuma de 2 a 3 porções diárias de 200 a 300 gramas de frutas cítricas por dia, para observar os benefícios. Lembrando que todo consumo de frutas, principalmente em pacientes com restrições alimentares, ou doenças como a diabetes, deve ser indicado por médicos.