Um dos principais nomes do jazz contemporâneo, o saxofonista russo Igor Butman faz sua estreia em Florianópolis em fevereiro. O músico se apresenta ao lado da Moscow Jazz Orchestra (MJO) e da cantora Fantine em apresentação única no Teatro Ademir Rosa (CIC), na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, como parte da turnê internacional dele pelo Caribe e a América Latina.

Continua depois da publicidade

A passagem pela capital catarinense ocorre após duas apresentações no Brasil em 2024, no Teatro B32, em São Paulo, e no Teatro Prio, no Rio de Janeiro. Os ingressos para a apresentação em Florianópolis estão disponíveis no site Blueticket.

Repertório especial para o público brasileiro

Para o público brasileiro, Butman preparou um repertório especial que transita entre o jazz clássico, standards internacionais e referências da música brasileira, como a bossa nova. Com mais de 10 álbuns lançados, o saxofonista revisita diferentes fases da carreira no concerto, incluindo parcerias com nomes consagrados do jazz mundial, como Chick Corea, Jack DeJohnette, John Patitucci, Stefon Harris e Randy Brecker.

Apontado como o saxofonista favorito do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, Igor Butman construiu uma trajetória internacional a partir de sua mudança para os Estados Unidos. Ao longo dos anos, tornou-se também um articulador cultural, atuando como produtor de festivais e diretor artístico de importantes eventos ligados ao jazz.

Reconhecimento dentro e fora da Rússia

Nos últimos anos, Butman idealizou e organizou festivais de jazz contemporâneo em Moscou e São Petersburgo, além de atuar como co-diretor artístico do Dia Internacional do Jazz ao lado de Herbie Hancock. Ele também é fundador do Igor Butman Jazz Club, em Moscou, espaço dedicado à difusão do gênero.

Continua depois da publicidade

Em reconhecimento à sua contribuição artística e cultural, recebeu em 2011 o título de Artista do Povo da Rússia, uma das mais altas honrarias concedidas a artistas no país.