Mais de 4 mil casos prováveis de dengue foram identificados em Santa Catarina. Os dados foram divulgados nesta semana no Informe Epidemiológico realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), e são referentes ao período de 29 de dezembro de 2024 a 10 de fevereiro deste ano. Além disso, quatro mortes pela doença estão em investigação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao todo, 4.495 casos prováveis da doença foram confirmados. Dos sorotipos, DENV1 é predominante, mas há presença também do DENV2. O informe é publicado a cada 15 dias e traz um panorama detalhado das arboviroses, doenças como a dengue, chikungunya e a zika.

O número de casos prováveis diminuiu em 55,4% em comparação com os 10.082 casos registrados no mesmo período em 2024.

O que falta para método inovador contra a dengue chegar em Balneário Camboriú e Blumenau

Continua depois da publicidade

A classificação de casos prováveis inclui todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos. Essa classificação foi adotada no ano passado, permitindo uma maior precisão na análise do cenário epidemiológico e corrigindo possíveis atrasos na conclusão das notificações.

O relatório identificou, ainda, 11.347 focos do mosquito Aedes aegypti em 219 municípios catarinenses. De acordo com critérios de disseminação e manutenção dos focos, 178 cidades são consideradas infestadas pelo vetor.

A situação no Estado é de alerta devido às fortes chuvas e altas temperaturas observadas nos últimos meses. Isto porque o fenômeno criou um cenário propício para proliferação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Como combater a dengue

  • Evite o acúmulo de água na sua casa;
  •  Incentive seus vizinhos e moradores da sua região a manter as casas, quintais e jardins limpos;
  • Utilize vasos com pratos embutidos;
  • Mantenha os ralos da sua casa fechados;
  • Não acumule entulho;
  • Coloque areia nos vasos de planta;
  • Regue as plantas em direção à terra, para não acumular água nas folhas.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Quase um ano após início da vacinação contra dengue em SC, cobertura “estaciona” em 44%

Saiba quais são os sintomas da dengue, o que é a hemorrágica e o tratamento para a doença

Novo método contra a dengue tem plano de expansão para Blumenau e Balneário Camboriú