nsc
dc

Vacinação

SC anuncia aplicação da quarta dose contra Covid em pessoas acima dos 40 anos

Confirmação do Estado veio após anúncio do Ministério da Saúde

20/06/2022 - 15h05 - Atualizada em: 20/06/2022 - 17h51

Compartilhe

Paulo
Por Paulo Batistella
Janssen, AstraZeneca e Pfizer são marcas recomendadas para reforço
Janssen, AstraZeneca e Pfizer são marcas recomendadas para reforço
(Foto: )

O governo de Santa Catarina anunciou, nesta segunda-feira (20), que irá iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. Mais cedo, o Ministério da Saúde confirmou o início dessa nova fase de vacinação em todo o país, medida que já havia sido adiantada por alguns Estados.

Receba notícias do DC via Telegram

A quarta dose já pode ser aplicada nesse público a partir desta segunda, no entanto, depende da disponibilidade de estoques nos municípios.

Até então, só havia liberação em Santa Catarina para pessoas com 50 anos ou mais, conforme liberação do início do mês. Serão agora mais 247.099 catarinenses aptos a receber a nova dose no Estado. 

Quem iniciou o ciclo vacinal com duas doses, caso da CoronaVac, por exemplo, estará recebendo agora sua segunda dose de reforço. Neste caso, são recomendadas aplicações da Janssen, AstraZeneca ou Pfizer.

Já quem teve esquema primário com uma dose única, caso da Janssen, estará recebendo agora sua terceira dose de reforço. As marcas de vacina recomendadas para esta nova aplicação são as mesmas. Em ambos os casos, é exigido que o reforço anterior tenha sido aplicado há ao menos quatro meses.  

Pessoas de 12 a 39 anos têm hoje aprovação para terem recebido três doses. Já os pacientes pediátricos, de cinco a 11 anos, devem ter apenas duas.

Leia mais

Covid em crianças mata quatro vezes mais em cidades pobres, diz estudo de SC

Fernando Borges assume como presidente interino da Petrobras

Feriadão tem queda de 71% nas mortes em acidentes nas rodovias federais de SC

Colunistas