nsc
dc

Imunização

SC começa "Mega Campanha" de vacinação contra Covid e mira fujões e dose de reforço

Mais de 660 mil pessoas estão atrasadas para receber a segunda dose do imunizante no Estado

20/11/2021 - 11h09

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Sábado marca o Dia D da Campanha, que segue até o dia 26 desse mês
Sábado marca o Dia D da Campanha, que segue até o dia 26 desse mês
(Foto: )

A Campanha “Mega Vacinação” contra a Covid-19 começou neste sábado (20), em Santa Catarina. O objetivo da ação é intensificar a aplicação da segunda dose (D2) e dose de reforço (DR) dos imunizantes contra o novo coronavírus no Estado. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Lançada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, a campanha tem como público-alvo todas as pessoas com mais de 18 anos que precisam voltar aos postos de vacinação após terem recebido a primeira dose do imunizante.  

Em Santa Catarina, mais de 660 mil adultos estão atrasados para receberem a segunda dose, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Deste total, 188.284 são de pessoas que tomaram a AstraZeneca, 139.978 de Coronavac e 332.341 de Pfizer.

A dose de reforço pode ser tomada pelos adultos que estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses do imunizante há mais de cinco meses. 

No Estado, 385.442 pessoas já podem receber essa dose e, no mês de dezembro, o número deve saltar para 533.431. Segundo a Dive, a vacina aplicada será, preferencialmente, a Pfizer.

> Tire as dúvidas que ainda restam sobre a vacina da Covid-19

Assim como o tempo entre as primeiras doses e a de reforço, a população deve estar atenta ao intervalo entre a primeira dose do imunizante e a D2. 

— O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas. Todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses — explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. 

> Florianópolis é a capital com o maior percentual da população imunizada do país

Durante o evento que marcou a abertura da campanha que segue até o dia 26 deste mês em Santa Catarina, o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, recebeu a dose de reforço e enfatizou a importância da imunização. 

— A melhor arma que nós temos contra o Coronavírus é a vacina — afirmou. 

Estratégias dependem dos municípios 

Os municípios catarinenses têm autonomia para definir as ações e estratégias de imunização. Por esse motivo, informações como locais e horários destinados à vacinação contra a Covid-19 devem ser consultadas nos canais da Secretaria de Saúde de cada cidade.  

Mais de 65% da população imunizada

Em Santa Catarina foram aplicadas 10.939.241 doses da vacina contra a Covid-19, segundo dados do vacinômetro do governo do Estado. Até o momento, 4.519.417 aplicações foram para a D2, 258.036 de dose única e 453.482 para dose de reforço. 

Ao todo, 65,87% da população está imunizada contra a Covid-19 até este sábado. 

Leia também

Fundo falso em caminhão escondia carga milionária de maconha apreendida em Ascurra

Carro vira "bola de metal" e um morre em grave acidente na BR-376, entre SC e PR

Postos de São José vendem gasolina a preço de custo neste sábado; veja quais

Colunistas