Santa Catarina é o quinto estado do país que mais gastou com ferramentas de Inteligência Artificial nos cinco primeiros meses de 2023, segundo levantamento do Itaú Unibanco. As transações de empresas que oferecem a tecnologia aumentaram 384%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O levantamento foi feito com base nas compras feitas com cartões do banco Itaú entre janeiro e maio deste ano. Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

As três principais profissões que mais gastam com plataformas de IA em Santa Catarina são analistas de sistemas (9% das transações), engenheiros (4%) e profissionais administrativos (3%). As empresas que fornecem a tecnologia mais utilizadas são: OpenAI, GitHub, Notion e Stability.AI.

Outro dado que o levantamento mostrou é sobre a faixa etária e gênero do público que mais gastou com IA. A geração Y (28 a 42 anos) é a principal consumidora da tecnologia, representando 58% da quantidade transacionada, seguida da X (43 a 57 anos), com 22%.

Continua depois da publicidade

Os homens são os que mais se destacam no uso, com 82% das transações, e ticket médio de R$ 179.

Leia também

Startups de SC usam Inteligência Artificial para detectar câncer e impulsionar turismo

Web Summit Rio dá recado sobre IA e futuro do trabalho com a tecnologia

IA que identifica consumo de álcool pela voz é lançada no Web Summit

Destaques do NSC Total