O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para perigo de onda de calor para Santa Catarina nesta terça-feira (10). Segundo o comunicado, as temperaturas devem estar 5ºC acima da média em todo estado por período de três até cinco dias. A previsão é de que as temperaturas se aproximem dos 40°C no Estado em pleno inverno.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O alerta laranja do Inmet cobre praticamente todas as regiões. As áreas mais afetadas serão Serra, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Sul catarinense. O meteorologista Marcelo Marins, da Epagri/Ciram, afirma que as cidades litorâneas não serão tão atingidas:

— Se você perceber, por exemplo, como tem muito nevoeiro marítimo no litoral, a gente acaba tendo a temperatura não tão elevada. Só para se ter uma ideia, lá na Serra, em São Joaquim, tem dado a temperatura de 30°C, 31°C e 32°C. E a gente está aqui (no litoral), com 26°C, 27°C, e olha lá.

Geada, calorão e muita chuva: como será a primavera em SC

Continua depois da publicidade

Segundo o meteorologista, o calor extremo antecede a chegada de uma frente fria, que se aproxima ao longo de quinta-feira (11). As temperaturas, no entanto, só voltam a ficar amenas no sábado (14).

vAlerta laranja para perigo de calor extremo
O alerta amarelo é de “perigo potencial”, o alerta laranja é intermediário, indicando “perigo”, e o alerta vermelho é de “grande perigo ” (Foto: Inmet, Divulgação)

Baixa umidade

Os meteorologistas alertam que a baixa umidade relativa do ar, atingirá seus piores índices no período da tarde ao longo desta semana. São esperados níveis abaixo de 30% em boa parte do Estado. Na região Oeste são esperados valores abaixo de 20%, semelhantes ao do Deserto do Saara, na África.

Nestas áreas onde o tempo seco predomina, segue sendo observada a presença de fuligem vinda das queimadas do centro-norte do Brasil, condição que deve permanecer até a passagem de uma frente fria na quinta (12).

Continua depois da publicidade

Leia também

Forte onda de calor e de baixa umidade avança em SC no início da semana; veja alerta

Cidade de SC vira “forno” ao registrar sensação de calor de 43ºC em pleno inverno

Destaques do NSC Total