Santa Catarina emitiu 2.151.272 de Novas Carteiras de Identidade Nacional (CNI) desde março de 2023, segundo a Polícia Científica, responsável pela emissão do documento no Estado. Os dados foram atualizados na última terça-feira (18).

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No Brasil, o documento começou a ser emitido em julho de 2022, no Rio Grande do Sul, primeiro estado a expedir o CIN. Já em Santa Catarina, a novidade chegou em 8 de março de 2023. Os estados tinham até o final de 2023 para concluir a implementação.

Conforme dados do painel do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com mais emissões por nome social, com 1.335. O Estado está atrás apenas de São Paulo (5.163), Rio de Janeiro (2.718), Minas Gerais (2.330) e Rio Grande do Sul (1.687). Os dados foram atualizados no dia 1° de outubro deste ano.

O documento é padronizado em todo o país e utiliza o mesmo número do CPF como identificação. A nova carteira também oferece mais segurança e eficiência na gestão de dados, além de contribuir para reduzir fraudes e simplificar o acesso aos serviços públicos.

Veja o passo a passo para emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional

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O processo pode ser feito presencialmente, com ou sem agendamento, dependendo da disponibilidade da unidade. Em Florianópolis, por exemplo, pode ser feito em três endereços: na Câmara de Vereadores, no Edifício Top Tower e no Floripa Airport.

A primeira via impressa em papel é gratuita, conforme a Lei nº 7.116/1983, mas o modelo em cartão tem custo definido pelos estados — em Santa Catarina, custa R$ 46,89.

Caso a pessoa queira fazer apenas a reimpressão da CIN já emitida em SC, sem alteração de dados e para maiores de 16 anos, o atendimento é totalmente online, no site oficial do IGP.

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Científica e agendar o horário para atendimento presencial na unidade escolhida. Caso não tenha horário disponível, devido à alta demanda, é recomendado fazer o agendamento às 12h do dia seguinte. Novas vagas são abertas diariamente sempre neste horário.

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No dia agendado, é preciso levar os documentos necessários: certidão de nascimento para solteiros e a certidão de casamento para casados, divorciados e viúvos. Também é necessário informar o CPF e o endereço residencial. 

    Segundo o governo federal, o antigo RG continuará válido até 2032, conforme o Decreto nº 10.977/2022. Ou seja, ainda há tempo para se organizar, mas é importante não deixar para a última hora.

    Nova Carteira de Identidade Nacional

    A Carteira de Identidade Nacional integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, com redução das fraudes e custos para sociedade, estabelecendo confiança e provendo a integridade dos dados de identificação.

    Além disso, a nova carteira é uma porta de entrada para serviços públicos e benefícios sociais para simplificar a vida da população.

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