nsc
dc

Coronavírus

SC libera vacina contra Covid para crianças de 3 a 5 anos nesta terça-feira

Estado também autorizou aplicação da quarta dose em adultos a partir dos 30 anos

19/07/2022 - 07h36 - Atualizada em: 19/07/2022 - 12h38

Compartilhe

Paulo
Por Paulo Batistella
Vacinação das crianças será feita com Coronavac
Vacinação das crianças será feita com Coronavac
(Foto: )

Santa Catarina iniciou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a menos de 5 anos nesta terça-feira (19). O Estado também passou agora a ter a aplicação da quarta dose do imunizante, a segunda de reforço, em adultos a partir dos 30 anos.

Receba notícias do DC via Telegram

A liberação partiu de decisão conjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC).

Desde o dia anterior, municípios com estoques de vacina já aguardavam que a autorização estadual viria nesta terça. É o caso de Florianópolis, que anunciou ainda na noite de segunda (18) que começaria as novas aplicações já no dia seguinte.

No caso das crianças, será utlizada a Coronavac, que teve uso emergencial aos pequenos recomendado pela Anvisa na última quinta (14). No dia seguinte, o Ministério da Saúde incorporou o imuzinante para os pacientes de 3 a menos de 5 anos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o que permitiu a vacinação desta nova faixa etária ao oferecê-lo na rede pública.

Já entre os adultos com 30 anos ou mais, serão usadas vacinas Pfizer/Comirnaty, Janssen ou AstraZeneca/Fiocruz na aplicação da segunda dose de reforço. É necessário que o paciente tenha recebido a anterior há ao menos quatro meses.

Leia mais

Mais de 100 crianças foram atendidas em contêineres no final de semana, em Florianópolis

Mais de metade dos municípios de SC têm menos de 60% da população com dose de reforço

Colunistas