nsc
    nsc

    Univille apresenta

    SC participa de investigação arqueológica internacional

    O projeto começou no ano passado e deve durar cinco anos

    06/03/2020 - 13h06

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    SC participa de investigação arqueológica internacional
    (Foto: )

    Santa Catarina participa de um novo projeto de pesquisa científica arqueológica internacional, o Tradition, financiado pela Financiado pela União Europeia e com apoio da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), da Universidade de York (Reino Unido), da Universidade da Região de Joinville (Univille/SC) e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). O objetivo é estudar o desenvolvimento a longo prazo da pesca artesanal de pequena escala na América do Sul, desde a pré-história, seu impacto na costa atlântica brasileira e seu legado para a atual segurança alimentar e redução da pobreza.

    O projeto, que começou no ano passado e deve durar cinco anos, é coordenado pelo arqueólogo ambiental e biomolecular Andre Colonese, da Universidade de York, que já tem parceria com a Univille e o MASJ em outra pesquisa científica em andamento, também relacionada à reconstrução de hábitos alimentares dos povos sambaquis.

    — Nossa equipe interdisciplinar investigará a ecologia histórica da pesca de subsistência ao longo da costa da Mata Atlântica do Brasil durante grandes eventos culturais e ambientais para testar a hipótese de que a pesca teve um papel no apoio à expansão agrícola nos tempos pré-colombianos e durante a colonização e urbanização histórica desta região, e que isso ainda ecoa entre as pescarias artesanais atuais— explica Colonese. — Com o Tradition, queremos mostrar o potencial da arqueologia e da história para subsidiar as estratégias atuais de gestão e conservação da pesca artesanal no continente sul-americano — enfatiza.

    SC participa de investigação arqueológica internacional
    (Foto: )

    Participam do Tradition com pesquisas vinculadas o biólogo marinho formado pela Univille Thiago Fossile, atualmente cursando doutorado na Espanha, e a acadêmica de Biologia Marinha da Universidade Tatiane Andaluzia Silveira. O estudo deverá ter a contribuição também do Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade.

    Baía da Babitonga

    Em Santa Catarina, o foco da investigação vai ser a Baía da Babitonga, em região com grande concentração de sambaquis (sítios pré-históricos formados por montes de conchas, moluscos e ossos humanos e animais) e que até hoje mantém a pesca, com 30 comunidades envolvidas na atividade. A vinculação da pesquisa à sustentabilidade atraiu a atenção do coordenador do Tradition para o projeto Babitonga Ativa, segundo a coordenadora geral Marta Cremer, professora do curso de Biologia Marinha da Univille, que em maio participa da reunião de equipe do Tradition em Barcelona, na Espanha.

    O Babitonga Ativa, desenvolvido pela Universidade com recursos da Justiça Federal, elaborou o Diagnóstico Socioambiental do Ecossistema Babitonga e criou em 2017 o Grupo Pró-Babitonga (GPB), um fórum colegiado regional formado por 24 entidades e instituições que representam os segmentos público, socioeconômico e socioambiental dos seis municípios do entorno da baía (Joinville, Itapoá, Garuva, Balneário Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul), considerado modelo de atuação integrada de ecossistemas costeiros.

    Patrimônio Cultural

    Em fevereiro, uma das pesquisadoras do Tradition, a arqueóloga italiana Alice Toso, esteve em Joinville em visita ao Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e à Univille, onde conversou com professores e acadêmicos no Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico (LAPArq) do campus, em encontro promovido pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural (Geipac) da Universidade.

    No MASJ, Alice selecionou as peças de sambaquis que vão ser enviadas para a Espanha para serem submetidas a análises científicas e deverão revelar informações sobre a dieta e os hábitos alimentares das populações pré-históricas da região.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas