De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Santa Catarina registrou 48.406 mil inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU). Para garantir a participação no “Enem dos Concursos”, os interessados devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), até esta sexta-feira (16). As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em Santa Catarina, o Concurso Unificado terá oito cidades de prova: Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville, Lages e São José.

Inscrições para “Enem dos Concursos”começam nesta sexta-feira; há pelo menos 15 cargos em SC

Os cargos disponíveis são para analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, e engenheiro agrônomo, para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua depois da publicidade

O CPNU permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

Resultado e prova

 A divulgação dos resultados das provas objetivas e das preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.

Oito cidades de SC receberão o ”Enem dos Concursos”; inscrições terminam sexta

 O CNPU oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas ocorrerão em 220 cidades no dia 5 de maio. 

Como funciona o Enem dos Concursos

A proposta do concurso unificado foi feita pelo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) após a procura de alguns órgãos que tiveram concursos autorizados, mas que relataram dificuldade de organizar os certames por conta própria. A pasta informou que a estratégia é uma forma de democratizar o acesso às vagas ofertadas pelo poder público e racionalizar os custos.

Continua depois da publicidade

Com isso, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação.

Como será a prova

A inspiração do Governo Federal para a prova seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para idealizar o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas em dois turnos, no dia 5 de maio, da seguinte forma:

  • Matutino: 2h30 de prova;
  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco temático;
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Vespertino: 3h30 de prova;
  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

Continua depois da publicidade

As avaliações contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado e são de caráter classificatório e eliminatório, que terá validade de 12 meses. Depois, será necessário passar pelas seguintes etapas:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • Procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Veja as vagas de cada bloco temático do concurso unificado

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Governo lança editais do Concurso Público Nacional Unificado com 6,6 mil vagas

Blumenau e São José entram para lista de cidades que vão receber o “Enem dos concursos”

Em 24 horas, “Enem dos Concursos” tem mais de 200 mil inscrições

Destaques do NSC Total