Santa Catarina terminou janeiro com o menor número de homicídios para o mês dos últimos 19 anos. Foram 43 crimes contra a vida registrados no último mês, 14% a menos do que em janeiro de 2025, quando houve 50 ocorrências deste tipo. Em comparação com o maior número já registrado neste mês (91 casos, em 2016), a queda registrada chega a 56%. Foi o terceiro ano seguido de redução no número de homicídios no Estado.
Continua depois da publicidade
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (5), em um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). Segundo o relatório apresentado, 269 municípios catarinenses não tiveram nenhum registro de homicídio ao longo do primeiro mês do ano, o que equivale a 91% do território estadual.
Os crimes contra o patrimônio também apresentaram redução, segundo os dados divulgados pelo governo do Estado. Os casos de roubo atingiram a marca de 373, 27% a menos do que o registrado em janeiro de 2025 (512). Na comparação com o maior número da série histórica para o mês, de 1.621 roubos, registrado em janeiro de 2017, a diminuição dos roubos foi de 77% em um período de nove anos.
Veja quem são os criminosos mais procurados de Santa Catarina
A Secretaria de Segurança Pública também apresentou dados de roubos de veículos, que também caíram em janeiro de 2026. Foram 44 casos, 42% a menos do que o registrado em janeiro de 2025 (77 veículos roubados). O pico da série histórica foi alcançado em janeiro de 2023, com 107 roubos de veículos.
Continua depois da publicidade
Governo destaca números em mês de movimentação turística
Ao analisar os números, o secretário de Estado de Segurança Pública, Flávio Graff, destacou o fato que janeiro é o mês em que SC recebe um dos maiores volumes de visitantes do ano, com os turistas que vêm ao Estado para curtir o verão.
— Mesmo com uma população consideravelmente maior em alguns municípios, alcançamos números excepcionais na redução de crimes violentos e dos crimes contra o patrimônio, demonstrando que aqui o combate à criminalidade funciona. Com efetivo, preparo e bons equipamentos, os resultados são os melhores possíveis, proporcionando qualidade de vida e tranquilidade tanto para moradores quanto para turistas — destacou.

O governador Jorginho Mello, que acompanhou a apresentação dos números, valorizou o trabalho das forças policiais na redução dos indicadores de segurança.
— Graças ao trabalho competente das nossas polícias, hoje o cidadão de qualquer lugar do mundo pode vir a Santa Catarina para conhecer suas belezas naturais com a tranquilidade de estar no Estado mais seguro do Brasil — elogiou.
Continua depois da publicidade
















