nsc
dc

Coronavírus

SC reserva 3,3 mil doses de vacina da Covid para pessoas em situação de rua

Imunizantes da Janssen, que chegaram na sexta-feira (6), serão usados apenas na vacinação do grupo

09/08/2021 - 09h52

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Pessoas em situação de rua vão receber a vacina da Janssen
Pessoas em situação de rua vão receber a vacina da Janssen
(Foto: )

Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com 3,3 mil imunizantes do fabricante chegou a SC na sexta-feira (6). Essa vacina é aplicada em dose única.

A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa.

— Sabendo que a vacina [da Janssen] é dose única nós não vamos ter dificuldade para encontrar essas pessoas, como acontece para fazer a segunda dose. Assim facilita a estratégia [de vacinação] — explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).

No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos muniípios para aplicação em pessoas em situação de rua. O imunizante é aplicado em duas doses com um intervalo de 10 semanas.

Segundo o diretor da Dive foram cerca de 5.300 mil doses distribuidas, mas apenas 1.360 pessoas do grupo foram vacinadas. O dado foi atualizado na sexta-feira (6).

Os imunizantes da Janssen só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.

SC recebeu 291 mil vacinas 

Entre sexta e sábado (7), SC recebeu 291 mil novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 183.970 serão encaminhadas para a aplicação da primeira dose A distribuição aos municípios deve terminar nesta segunda-feira (9).

Também serão enviadas nesta remessa, vacinas contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose. São 25.740 da Pfizer e 187.775 da AstraZeneca.

A segunda dose deve ser aplicada dentro do intervalo recomendado para cada fabricante que é de 10 a 12 semanas para a vacina AstraZeneca e de 12 semanas para a vacina Pfizer.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Leia também 

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

SC confirma mais 544 casos de Covid-19; taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 71%

SC fecha fim de semana do Dia dos Pais violento no trânsito com sete mortes nas estradas

Quem era o jovem de 25 anos morto em acidente flagrado por câmera na SC-350, em Aurora

Colunistas