De um sonho de infância de trabalhar na TV aberta, Rafa Dias criou, aos 28 anos, na casa dos pais em Florianópolis, a Dia Estúdio, uma produtora focada em produzir conteúdo para a internet. Naquele ano de 2013, o conceito era inexistente no país. Depois de explodir com canais no Youtube, como o Depois da Onze — febre entre adolescentes em 2015 — e personagens icônicos como Blogueirinha, do programa “De Frente com Blogueirinha”, o manezinho lançou, em 2023, a Dia TV, canal de televisão brasileiro via streaming, operado pela produtora.
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Natural da Ilha de Santa Catarina, Rafa Dias sempre foi conectado à internet e a tudo que estava acontecendo. Já trabalhou, inclusive, em canais de televisão como a NSC — à época RBS —, em Santa Catarina, e também na MTV, em São Paulo.
A empreitada de ter uma produtora audiovisual voltada aos canais do Youtube começou ao lado da amiga Andressa Mafra, que atualmente mora em Florianópolis e fundou a Dia Estúdio com Rafa.
O exemplo de Rafa Dias é um entre as 6,9 mil empresas atuantes na economia criativa catarinense, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa 2025, estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado no mês de julho deste ano. O levantamento é elaborado com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, último dado oficial disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

SC como polo criativo no Brasil
Ainda segundo o mapeamento, Santa Catarina se consolida como um dos principais polos da indústria criativa no Brasil. Segundo a análise, o estado catarinense também está em quarto lugar como destaque na contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional (4,2%), ficando atrás apenas de São Paulo (5,3%), Rio de Janeiro (5,2%) e Distrito Federal (4,9%).
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Em números absolutos, o PIB Criativo do Estado é de R$ 23,9 bilhões, o maior fora da Região Sudeste e também o quarto maior do país.
A indústria criativa empregava 72 mil pessoas no Estado em 2023, representando um crescimento de 6,2% em relação a 2022 — ritmo superior à média do mercado de trabalho total do estado e nacional. O setor se destaca especialmente nas áreas de Consumo e Tecnologia, que, juntas, concentram mais de 87% dos empregos criativos do Estado.
Tecnologia e Consumo lideram crescimento e geração de empregos
A área de Consumo é responsável por 51,9% dos empregos criativos catarinenses, com destaque para Publicidade & Marketing. Este segmento apresentou crescimento de 12,5%, atingindo 16 mil postos de trabalho em 2023 (entenda mais abaixo).
Já o setor de Tecnologia emprega 35,6% do total no Estado, com 26 mil trabalhadores. Os destaques ficam por conta da Biotecnologia, que cresceu 10,4%, e da Tecnologia da Informação & Comunicação (TIC), o maior segmento da área, com 15 mil empregos e crescimento de 7,9%.
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Outras áreas, como Mídia e Cultura, apresentam números menores em termos absolutos, mas com potencial de crescimento — especialmente o segmento cultural, que registrou alta de 8,9% no número de empregos.
Crescimento da Dia Estúdio como pontapé para a Dia TV
Com o lançamento da Dia Estúdio, em 2013, a “coisa começou a acontecer”, segundo Rafa Dias. Várias empresas começaram a contratar a produtora e, quando o Youtube os notou, eles foram credenciados pela plataforma. O Depois das Onze, canal das amigas Thalita Meneghim e Gabie Fernandes, foi o primeiro que fez parte do catálogo do estúdio.
— A gente fez um todo um trabalho com as meninas durante dois anos, até que elas se tornassem o que elas se tornaram — conta.
As jovens começaram a carreira na internet com vídeos gravados em Florianópolis, em 2013. Ao longo dos anos, as duas amigas abordaram temas do cotidiano, compartilharam experiências e fizeram esquetes, se tornando “febre” entre adolescentes. Em 2017, elas fizeram uma turnê teatral chamada Tudo Bacana, passando por 51 cidades do Brasil, com 159 sessões para mais de 90 mil fãs. O canal tinha mais de 3,2 milhões de inscritos quando foi encerrado em 2022. O anúncio do fim foi feito pelas próprias youtubers e gerou grande repercussão entre os fãs.
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O trabalho feito com a dupla fez com que diversos criadores tomassem conhecimento da Dia e quisessem fazer parte da produtora, de acordo com Rafa.
— A gente foi selecionando quem a gente queria que fizesse parte dessa nossa empresa e criamos um pool de criadores durante oito anos, até que eu tive a ideia de fazer desses criadores um elenco de uma televisão. E daí eu lanço a Dia TV — conta.
A Dia TV, lançada em 2023, é um canal de televisão via streaming operado pela própria produtora. Se a Dia Estúdio nasceu como produtora de conteúdo digital, a Dia TV amplia esse universo com uma grade própria, elenco fixo e programas autorais, patrocinados por marcas.
Segundo Rafa, a ideia é ter uma “televisão de internet”, onde os criadores ganham espaço para desenvolver formatos e falar diretamente com o público jovem — numa pegada que lembra a MTV dos anos 2000, referência assumida por ele.
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— Eu sempre quis chegar onde eu cheguei. Ter uma televisão hoje, poder pensar nos programas, colocar as pessoas à frente das câmeras, escolher os conteúdos, sempre foi meu sonho. Chegar nele é muito massa. O momento que eu vivo da minha carreira, agora, é o momento mais fantástico — declara.
Publicidade, TIC e criatividade catarinense: onde estão os empregos
Embora Florianópolis concentre 19,7% dos empregos criativos do Estado, a maior parte dos postos está distribuída pelo interior catarinense. Municípios como Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Criciúma destacam-se pela alta participação na economia criativa, muitas vezes superando a Capital.
A Firjan ressalta que, mesmo fora da Capital, a presença relativa dos empregos na Indústria Criativa supera a média nacional, evidenciando a importância do setor para a economia regional como um todo.
O crescimento da economia criativa em Santa Catarina está diretamente ligado a segmentos como Publicidade & Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) — setor que abrange desde software, redes e bancos de dados até serviços digitais. Esses dois segmentos registraram as maiores altas absolutas em geração de empregos no Estado e refletem a trajetória de empreendedores como Rafa Dias, cuja empresa opera diretamente nesses campos.
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A área de Consumo responde por 51,9% dos empregos criativos, com destaque para Publicidade & Marketing, que cresceu 12,5% e alcançou 16 mil postos de trabalho em 2023. Arquitetura e Design também contribuíram para a expansão, enquanto Moda teve uma leve retração.
Já a área de Tecnologia emprega 35,6% do total, com 26 mil trabalhadores. Os destaques são a Biotecnologia, com crescimento de 10,4%, e TIC, com 15 mil empregos e alta de 7,9% no último ano.
Dentro desse cenário, programadores e desenvolvedores lideram o ranking das profissões criativas mais demandadas em Santa Catarina, com cerca de 11 mil trabalhadores — quase o dobro da segunda colocada. Design aparece com força, em três posições entre as dez carreiras mais empregadas no setor.
No Brasil, a Indústria Criativa já representa 3,59% do PIB nacional, movimentando R$ 393,3 bilhões e empregando 1,26 milhão de profissionais formais.
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— A mudança estrutural vista na economia brasileira resulta do fortalecimento contínuo do mercado criativo, monitorado desde 2008 pelo Mapeamento. Nesse mercado, inovação, propriedade intelectual e valor da criatividade são pilares da expansão. A pandemia acelerou a digitalização e a adoção de novas tecnologias, impulsionando ainda mais o setor — destaca Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan e coordenadora do estudo.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
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