nsc
dc

Seguridade social

SC tem 46 mil pessoas na fila para perícia após fim da greve no INSS

Paralisação de peritos médicos federais chegou ao fim após dois meses

25/05/2022 - 05h01 - Atualizada em: 25/05/2022 - 08h01

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Edifício sede da Previdência Social
Peritos médicos retornam aos atendimentos após fim da greve no INSS
(Foto: )

Santa Catarina tem 46.197 pessoas na fila de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número considera pessoas que têm atendimento agendado para os próximos dias e foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Em todo o país, 1,1 milhão de pessoas aguardam por atendimento em datas próximas.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A greve do INSS terminou nessa segunda-feira (23), após um acordo entre peritos médicos e o governo federal. A paralisação durava dois meses. A categoria aceitou um reajuste de 5% nos salários e se comprometeu a repor os dias parados para atender segurados que, por enquanto, esperam por atendimento.

O Ministério do Trabalho informou que, neste momento, serão feitas perícias que já estavam agendadas. Pessoas que não puderam passar pelo procedimento por conta da greve devem reagendar os atendimentos. Por isso, o número de pessoas à espera de perícia pode ser ainda maior.

O que diz a PEC que propõe cobrar mensalidade de universidades públicas

O reagendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. As medidas para reduzir o tamanho da fila causada pela greve ainda devem ser divulgadas pelo governo. A data da primeira perícia será considerada como a entrada do requerimento do benefício, para que as pessoas não sejam prejudicadas.

A perícia médica é necessária para a obtenção de benefícios como auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente — a antiga aposentadoria por invalidez.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, afirmou que a pasta pretende agilizar os processos.

“Esperamos com este acordo retomar o atendimento ao cidadão e reduzir a espera dos segurados por uma perícia médica. Todo nosso esforço será no sentido de agilizar o atendimento pericial”, afirmou em nota.

Leia também

Concursos públicos em SC terão vagas em 12 órgãos; veja quais

Gasolina será vendida a R$ 4,99 em postos de SC no Dia do Imposto Zero; saiba onde

Prazo do Imposto de Renda 2022 está na reta final; tire dúvidas sobre o assunto

Colunistas