Santa Catarina teve 47 municípios com temperaturas abaixo de zero na manhã desta quarta-feira (25), de acordo com um levantamento feito pela Defesa Civil por volta das 7h30min. O Estado é atingido por uma onda de frio desde terça-feira (24).
Continua depois da publicidade
As menores temperaturas foram registradas na Serra, conhecida como uma das regiões mais frias do Brasil. Em Urupema, no Parque de Exposição, o termômetro marcou -8,03°C, às 6h. Em São Joaquim, foi de -7,7°C e, em Urubici, de -6,6°C.
Vários pontos do Estado amanheceram com geada. Em Bom Jardim da Serra, a vegetação ficou coberta de gelo. No Planalto Norte, foi a segunda ocorrência de geada do ano. Florianópolis, que marcou a menor temperatura em 18 anos, também registrou o fenômeno.
Veja fotos do frio em SC
As 10 menores temperaturas em SC, de acordo com a Defesa Civil
- Urupema: -8,0°C
 - São Joaquim: -7,7°C
 - Urubici: -6,6°C
 - Ponte Alta do Norte: -6,0°C
 - Otacílio Costa: -6,0°C
 - Fraiburgo: -5,9°C
 - Ibiam: -5,7°C
 - Frei Rogério: -5,7°C
 - Rio Rufino: -4,7°C
 - Brunópolis: -4,6°C
 
Segundo dia de frio
Este foi o segundo dia da onda de frio que atinge Santa Catarina. Na terça-feira (24), Urupema bateu o recorde de frio no Estado em 2025, chegando a -8,16°C, às 8h.
Continua depois da publicidade
Cidades da Serra e do Oeste tiveram temperaturas negativas. Alguns pontos registraram a geada negra — fenômeno caracterizado pela morte de plantas devido ao frio intenso, sem formação visível de gelo nas superfícies. Lagos congelaram e alguns locais tiveram geada branca.
A Serra do Rio do Rastro foi interditada devido a formação de gelo na pista, às 5h45min. No entanto, por volta das 12h30min, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) liberou o trânsito.
Até quando vai o frio?
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu mais um aviso especial por conta do frio intenso que atinge o Estado neste início de semana. De acordo com a Defesa Civil, o frio é causado por uma massa de ar frio de origem polar associada a uma área de alta pressão presente em todo o Estado. O alerta é válido até as 10h desta quarta-feira (25).
O tempo continua firme nesta quarta-feira, com predomínio do sol na maior parte do dia. No amanhecer, há condição para formação de geada ampla, segundo a Defesa Civil. Os termômetros sobem mais durante à tarde, ficando entre 17 e 20°C na maioria das áreas.
Continua depois da publicidade
Entre a noite de quarta-feira (25) e ao longo de toda quinta-feira (26), o aprofundamento de uma área de baixa pressão e o processo de formação de uma nova frente fria voltam a desestabilizar a atmosfera em todo estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, podem haver temporais com raios, chuva pontualmente intensa e granizo, além de rajadas de vento de forma ocasional
Leia também
Imagens encantadoras mostram a beleza de SC em dia de frio intenso e cidades “congeladas”
Cidades do Vale registram geada e temperaturas históricas no amanhecer desta quarta-feira
Amanhecer com temperatura negativa rende cenário congelante e belas imagens em Lages
Com -4ºC, paisagem do Norte de SC amanhece coberta por geada
                                    
                            
                            





