Santa Catarina é o quinto Estado do país com o maior percentual de salas climatizadas em escolas públicas. As unidades de ensino públicas catarinenses somaram 68,6% das salas com ar-condicionado, ficando atrás apenas de outros quatro estados: Rondônia (91,4%), Mato Grosso (85,5%), Tocantins (83,1%) e Mato Grosso do Sul (69,4%). Os números são do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, divulgado nesta quinta-feira (25) pelo instituto Todos pela Educação.
Continua depois da publicidade
Os estados tiveram desempenho superior à média nacional. No país, segundo o levantamento, somente 38,7% das salas nas escolas públicas são climatizadas.
Os números consideram apenas as escolas públicas, sendo estaduais ou municipais. Quando analisados também os números das escolas particulares, SC soma 72,8% das salas com climatização e também aparece em quinto lugar, atrás das mesmas unidades da federação que lideram a lista.
Veja fotos e escolas de novas escolas cívico-militares de SC
Minas Gerais (11,7,%) e São Paulo (12,4%) são os estados com os menores percentuais de salas climatizadas nas escolas públicas, segundo o levantamento do Todos pela Educação.
Continua depois da publicidade
A climatização de salas de aula foi uma das queixas de estudantes nos meses mais quentes do ano em SC e se tornou um dos focos da gestão estadual. Nesta semana, o governador Jorginho Mello (PL) divulgou nas redes sociais vídeo em que anuncia a aquisição de mais 3 mil equipamentos de ar-condicionado para ser instalado nas escolas estaduais.
Leia também
Quase 80% dos atendimentos a vítimas de violência em SC são mulheres
Moraes revoga bloqueio de redes sociais de Carla Zambelli, presa na Itália






