A futura concessão da BR-280 pode ser dividida em lotes. Na edição desta quinta-feira, o jornal “Valor Econômico” informou que o Ministério dos Transportes pretende dividir a estrada em quatro lotes, com duas etapas, a partir de 2026 (uma fase em cada semestre). O fatiamento poderá representar guinada no plano original para a rodovia, até então de concessão em lote único.
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Duplicação da BR-280 tem contorno de 24 km na região de Jaraguá do Sul
A estrada está em duplicação em segmento de 75 km entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. A eventual futura concessão terá ser compatibilizada com as obras em andamento – apenas um dos três lotes estará pronto em 2027, quando, eventualmente, a rodovia poderá estar concedida.
A BR-280 faz parte do programa de novas concessões federais em Santa Catarina. São três segmentos em preparação. Os lotes 1 (BR-470, com BRs 153 e 282) e 3 (BR-282, com BRs 153 e 480) tiveram os estudos aprovados no mês passado pelo Ministério dos Transportes. O lote 2, formado por segmento de 170 km da BR-280 entre São Francisco do Sul e Mafra, ainda não teve os estudos aprovados, por provável possibilidade de necessidade de revisão.
O lote da BR-280 seria o único em Santa Catarina a ser concedido em conjunto com estradas estaduais, mas as vias foram retiradas após o governo do Estado alegar desinteresse no modelo. Os três lotes estão catarinenses estão mapeados, junto com a BR-101/BA, para o Programa de Concessões Rodoviárias Inteligentes, do Ministério dos Transportes.
O programa prevê a contratação de empréstimo de US$ 500 milhões com o BID para investimentos públicos nas concessões, como obras. Será uma forma de manter a tarifa de pedágio em patamar mais baixo. No entanto, a carta-consulta do ministério ainda não foi aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) – esteve em pauta nas duas últimas reuniões. A solicitação deve ser avaliada no encontro, em dezembro.
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