nsc
dc

Atenção

SC tem alerta de mais chuva para cinco regiões nesta quarta-feira

Em algumas áreas, ventos podem chegar a 80km/h

04/05/2022 - 08h40

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Chuva em Florianópolis
Chuva deve diminuir nesta quinta-feira (5)
(Foto: )

A chuva não vai dar trégua em Santa Catarina nesta quarta-feira (4), segundo as projeções dos meteorologistas. A previsão do tempo indica que o acumulado médio durante todo o dia pode ser de 40 a 60 milímetros no Litoral e Vale do Itajaí, e pode haver ainda acumulados de chuva pontuais em torno de 80 milímetros. 

Receba notícias do DC via Telegram

A causa para tanta chuva é um ciclone extratropical que se formou próximo ao Litoral de Santa Catarina, associado a uma frente fria no Sudeste do Brasil. Segundo um alerta emitido pela Epagri/Ciram, entre as 8h desta quarta e as 6h desta quinta-feira pode chover de forma persistente nas regiões Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. 

> Ciclone mantém alerta de chuva forte e vento de até 80 km/h em SC

De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, a chuva deve parar no decorrer desta quinta-feira por causa do afastamento do ciclone extratopical para o mar. Na sexta-feira, o sol deve voltar ao estado e a tendência é de tempo firme em todas as regiões. 

Ventos de 80km/h

Além da chuva, Santa Catarina terá fortes rajadas de vento entre esta quarta e quinta-feira. Segundo um alerta emitido pela Defesa Civil estadual, em áreas costeiras e do Planalto Sul, as rajadas podem passar de 80km/h. Nas regiões do Meio-Oeste e Vale do Itajaí, o vento deve ter intensidade média. 

As atividades marítimas são diretamente afetadas pela ventania e, segundo os meteorologistas, não é aconselhável que as pessoas fiquem no mar em dias como os de hoje, com ventos fortes. 

— Isso resulta em forte agitação marítima, o mar fica muito agitado e é formada uma pista de vento que chega na costa em forma de ressaca e atrapalha qualquer tipo de atividade no mar, seja ela de navios, pesca artesanal, industrial ou esportes como o surfe — explica o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins. 

Veja a previsão para os próximos dias

Quinta-feira (5):

Tempo: mais nuvens em SC na madrugada e manhã, com chuva isolada no Litoral Sul e Grande Florianópolis, melhorando com sol em boa parte do Estado no decorrer do dia devido ao afastamento do ciclone para alto mar.

Temperatura: em declínio com avanço de uma massa de ar frio e seco.

Vento: Sudoeste e Sul, mais forte no Litoral com rajadas de 60 a 90 km/h.

Sexta-feira e Sábado (06 e 07/05):

Tempo: estável e ensolarado em SC, com nevoeiros ao amanhecer, devido a uma massa de ar frio e seco. 

Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima próxima de 0°C na Serra catarinense e condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudoeste e sudeste, fraco a moderado. 

Leia também 

VÍDEO: chuva deixa mortos e interdita estradas no Estado

O que muda com a aprovação na Alesc do projeto que reduz ICMS

Rio do Sul enfrenta situação de enchente e Itajaí-Açu passa dos 8 metros

Colunistas