O Sul e a Serra de Santa Catarina está em alerta amarelo de “perigo potencial” para ventos costeiros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, publicado a meia-noite desta terça-feira (28), segue até às 10h de quarta (29). Alguns municípios da Serra também estão inclusos no alerta.
Continua depois da publicidade
O aviso aponta que a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla. Em Santa Catarina, são 38 municípios em alerta no Sul do Estado
Veja os alertas
Veja cidades em alerta para ventos costeiros em SC
- Araranguá
- Balneário Arroio do Silva
- Balneário Gaivota
- Balneário Rincão
- Bom Jardim da Serra
- Capivari de Baixo
- Cocal do Sul
- Criciúma
- Ermo
- Forquilhinha
- Gravatal
- Içara
- Jacinto Machado
- Jaguaruna
- Laguna
- Lauro Müller
- Maracajá
- Meleiro
- Morro da Fumaça
- Morro Grande
- Nova Veneza
- Orleans
- Passo de Torres
- Pedras Grandes
- Pescaria Brava
- Praia Grande
- Sangão
- Santa Rosa do Sul
- São Francisco de Paula
- São João do Sul
- Siderópolis
- Sombrio
- Timbé do Sul
- Treviso
- Treze de Maio
- Tubarão
- Turvo
- Urussanga
Continua depois da publicidade
Municípios em alerta para vendaval
Além dos ventos costeiros, o Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo para vendaval em alguns municípios de Santa Catarina. O alerta aponta ventos de 40 km/h e 60 km/h. Há risco baixo de queda de galhos de árvores.
No total, nove cidades estão inclusas no alerta: Bom Jardim da Serra, Capão Alto, Lages, Morro Grande, Nova Veneza, São Joaquim, Siderópolis, Timbé do Sul e Treviso.
Como fica o tempo nesta terça
Os próximos dias devem ser de chuva em Santa Catarina, com temporais isolados ao longo da semana. Na terça-feira (28), a previsão é de tempo fechado, com chuva fraca no litoral e mais intensa no Oeste e planaltos a partir da tarde.
De acordo com a previsão da Defesa Civil estadual, a passagem de uma frente fria é a responsável pela instabilidade que afeta o Estado nesta semana. O alerta é para pancadas de chuva que podem ser intensas e virem acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Continua depois da publicidade
A circulação marítima faz com que o tempo fique nublado e traz chuva fraca para o litoral já no amanhecer de terça. No Grande Oeste, uma área de baixa pressão favorece a formação de tempestades, que podem ter condição de chuva mais intensa.
A chuva avança pelo Estado e chega ao litoral com maior intensidade no período da noite. Há risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e eventuais enxurradas. Os volumes de chuvas devem ser mais elevados entre terça e quarta-feira (29).
Com o avanço do sistema por Santa Catarina, os ventos também ficam mais intensos e mantém a chuva persistente entre o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Na terça, o vento terá rajadas na casa dos 50 km/h entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
O mar também fica agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros de altura em toda a faixa litorânea. O risco é moderado para atividades de navegação e pesca. As temperaturas ficam mais baixas do que nos últimos dias, com máximas entre 20 e 23°C, não passando dos 20°C nas áreas serranas.
Continua depois da publicidade




