O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas amarelos, de perigo potencial, por conta da previsão de chuvas intensas em todo o Estado. Outro alerta avisa sobre a possibilidade de ventos costeiros em todo o litoral catarinense, e a Defesa Civil também comunica a possibilidade de alagamentos costeiros.
Continua depois da publicidade
O alerta de perigo potencial para chuvas intensas teve início às 9h desta segunda-feira (6) e se estende até às 7h de terça-feira (7). O Inmet prevê a chance de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, podendo chegar a rajadas de 40 a 60 km/h. O risco é baixo para ocorrências como de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta de ventos costeiros começou à meia-noite desta segunda e segue até às 10h de terça-feira. A previsão é de que os ventos no litoral fiquem mais intensos, o que pode causar movimentação nas dunas de areia sobre construções na orla.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para a atuação do vento sul persistente, que junto com a maré asreonômica alta favorece condições para registro de alagamentos costeiros em Florianópolis e Itajaí. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas.
O alerta começou às 13h desta segunda e segue até 15h de terça. Os picos da maré devem ocorrer às 1h30 e 14h em Itajaí e 14h em Florianópolis, na terça-feira. Em Itajaí, a região do Porto costuma ser a mais afetada. Já em Florianópolis, a Avenida da Saudade, o Centro Sul e o bairro Rio Tavares costumam registrar alagamentos costeiros.
Continua depois da publicidade
Semana de chuva
O início de semana tem sido de tempo instável, o que deve se manter nos próximos dias em Santa Catarina. Isso ocorre por conta do avanço de uma frente fria pelo Estado nesta segunda, o que causa chuva em todas as regiões. Há chance de temporais isolados, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa.
Ainda, um declínio acentuado de temperaturas é esperado, com mínimas abaixo de 5°C nos pontos mais altos da Serra na manhã da quarta-feira (08). Conforme a massa de ar frio avança, as temperaturas caem em todo o Estado.
As máximas ficam abaixo dos 18°C e no litoral o vento sul intensifica a sensação de frio. Na madrugada e manhã de quarta, as mínimas variam entre 3°C e 5°C na Serra, 7°C e 10°C no Grande Oeste e Planaltos, e entre 11°C e 14°C no Litoral.
Leia também
Onde a chuva intensa causa alerta de perigo em SC e outros três estados nas próximas horas
Continua depois da publicidade
Queda brusca de temperatura coloca três regiões de SC em alerta de “perigo” e risco à saúde