nsc
dc

De olho no céu

SC tem alerta para temporais intensos e frequentes nos próximos dias; veja em quais regiões

Tempo deve mudar a partir da tarde deste domingo (10) e condição persiste até terça (12)

09/04/2022 - 13h58

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Raios e ventos também estão previstos
Raios e ventos também estão previstos
(Foto: )

Um novo alerta de chuvas intensas e com ventos fortes foi emitido pela Defesa Civil de SC. Segundo o órgão, a partir deste domingo (10) o tempo deve mudar e as condições serão favoráveis para temporais em todo o Estado. Entretanto, o Oeste, já bastante castigado nas últimas duas semanas, deve ser novamente a região mais afetada.

> Clique aqui e receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com a meteorologista Francine Sacco, os temporais são fruto de um sistema de baixa pressão que está passando sobre SC vindo do Paraguai e indo em direção ao mar. No Estado esse sistema encontra calor e umidade, o que leva a volumes elevados de chuva em um curto espaço de tempo. 

Raios e vento podem vir junto.

Os temporais devem começar pela região Oeste entre a tarde e a noite deste domingo (10). No decorrer da madrugada e amanhecer se estendem pelo Litoral Sul, nas cidades vizinhas ao Rio Grande do Sul. Depois, avançam às demais áreas de Santa Catarina no decorrer da segunda-feira (11), que deve amanhecer com tempo instável. 

No Vale do Itajaí e Litoral Norte a previsão é que chegue já no final da tarde. 

A condição de chuva forte persiste na terça e pode ter queda granizo. 

— Mais importante do que a quantidade de chuva, é o comportamento dela. Tem alguns momentos que ela virá bem concentrada, com previsão de raio e vento. E aí pode acarretar de novo alagamentos e deslizamentos, como vem acontecendo por lá nas últimas duas semanas — frisa Francine. 

A orientação da Defesa Civil é que a comunidade acompanhe os alertas emitidos pelo órgão e se cadastre para receber as mensagens no próprio celular com os avisos. Para isso basta enviar um SMS para o número 40199 escrevendo na mensagem apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) de onde mora.

Somente na quarta-feira (13) o volume de chuva deve diminuir, explica a meteorologista. Tempo firme novamente, com sol, pode ocorrer na Sexta-Feira Santa.

Leia também

> Motorista morre ao sair de carro tombado e cair em ribanceira de 40 metros em SC

> Com faca colocada na boca e ameaça de morte, mulher vive noite de horror

> Fuzis usados por criminosos vão reforçar armamento da polícia em SC

Colunistas