Viver em um país banhado pelo Oceano Atlântico é um dos maiores privilégios dos brasileiros. De norte a sul, o litoral é repleto de belezas únicas que atraem viajantes de todo o mundo. Mas, Santa Catarina se destaca. O Estado tem uma geografia privilegiada, com uma costa recortada que forma enseadas, paisagens, ilhas e praias incríveis.

Continua depois da publicidade

A areia branca e as águas cristalinas já inspiraram diversas músicas, como Rosa Norte, do cantor gaúcho Armandinho, que, por muitos anos, escolheu o litoral de SC para viver. Percorrendo os mais de 500 km de extensão, é possível encontrar das praias mais badaladas às mais calmas, onde parece que ninguém pisa há meses. Há ainda os balneários com beach clubs, festas à beira da areia e vales paradisíacos para acampar.

> Calorão faz consumo de energia aumentar 16% em SC

A realidade é que o litoral catarinense é apaixonante e promete ser muito frequentado neste verão. Isso porque a estação começou há pouco mais de um mês e os termômetros já demonstram que o calor chegou com tudo no sul do Brasil.

A expectativa da Santur, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, é de aumento do número de turistas neste ano. Renê Meneses, presidente da Santur, afirma que o setor de turismo foi impactado durante os últimos dois anos, mas já é possível identificar o resgate da economia pelo turismo regional e a expectativa é superar a vinda de visitantes das últimas temporadas.

Continua depois da publicidade

— O governo do Estado tem uma expectativa muito boa em relação à vinda de turistas para cá, muito pelo turismo interno. A gente entende que o turista que vai viajar é o turista do próprio Brasil, pessoas que não conseguiram ir para fora e estão procurando mais Santa Catarina e Rio de Janeiro — destaca.

Levando em conta a diversidade de atrativos de diversas partes do Estado, uma força-tarefa foi realizada para melhorar a infraestrutura turística de SC.

— São vários órgãos do governo envolvidos na operação Verão Mais Seguro: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde. O nosso objetivo é a segurança do turista, em relação também à vacinação. Para que o turista possa entrar com muita segurança e muita informação, que ele tenha umas férias bem tranquilas e que atenda às expectativas do que ele deseja, que possa aproveitar os atrativos naturais, o que tem de melhor do nosso Estado e estar seguro — completa Meneses.

Selos de Bandeira Azul

Se um dos critérios para ter as melhores praias do país é obter certificados de qualidade, Santa Catarina dispara na frente e leva o prêmio. O Estado conquistou na temporada 2021/2022, o título de “mais azul” do Brasil. Ao todo, são 15 selos de bandeira Azul – reconhecimento feito com júri internacional de qualidade – distribuídos entre 12 praias e três marinas.

Continua depois da publicidade

> Praia de Balneário Piçarras recebe certificação internacional ‘Bandeira Azul’

São levados em conta parâmetros de balneabilidade, presença de corpo de bombeiros, acessibilidade, entre outros. A iniciativa de aumentar o número foi viabilizada em parceria com o Instituto Ambientes em Rede (IAR), que identificou os balneários catarinenses que melhor atenderam aos requisitos para obter o selo socioambiental.

O júri internacional do Programa Bandeira Azul renovou a certificação de 10 praias e duas marinas catarinenses. Ainda, aprovou outras duas praias e a marina de Itajaí, além das renovações das marinas Marina Tedesco (em Balneário Camboriú) e Iate Clube de Santa Catarina (Florianópolis).

Veja a lista das praias de SC que têm o selo Bandeira Azul:

  • Praia Grande (Governador Celso Ramos)
  • Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)
  • Praia do Estaleirinho (Balneário Camboriú)
  • Praia de Piçarras (Balneário Piçarras)
  • Praia de Quatro Ilhas (Bombinhas)
  • Praia de Mariscal (Bombinhas)
  • Praia da Saudade (Penha)
  • Praia da Conceição (Bombinhas)
  • Praia do Forte (São Francisco do Sul)
  • Praia Grande (Penha )
  • Praia da Bacia da Vovó (Penha)
  • Prainha (São Francisco do Sul)

O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas. De 22 praias brasileiras com a certificação, 12 são catarinenses.

Continua depois da publicidade

— Hoje somos o Estado mais azul do Brasil, com mais de 50% das certificações em Santa Catarina. Também contratamos um estudo para fazer o levantamento de mais 40 pontos. Para a próxima temporada, esse número com certeza vai ficar ainda mais alto. Queremos chegar a 70% de toda a certificação do país aqui no Estado. Estamos fazendo um trabalho muito forte e investimento em infraestrutura e estudos aqui — adianta o presidente da Santur.

Dicas para curtir a praia em segurança

Alguns cuidados são necessários na hora de realizar um passeio, para que ele ocorra com segurança. O tenente Guilherme Martins, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, traz uma série de recomendações.

Quem vai à praia com crianças deve ter os pequenos sempre à vista, com distância máxima de um braço do responsável.

— Ao chegar à praia, de preferência uma que seja guarnecida por guarda-vidas civis ou militares, peça orientação. Lá, as pessoas podem ter acesso a uma pulseira de identificação para crianças. No caso de ficarem perdidas, elas podem ser facilmente achadas — explica.

Continua depois da publicidade

Para o banho de mar dos adultos, as bandeiras de sinalização devem ser o primeiro foco de atenção. Bandeiras vermelhas representam alto risco de afogamento em locais perigosos, com correntes de retorno ou buracos, onde acontecem cerca de 90% dos afogamentos nas praias.

— A maior parte das pessoas superestima a sua capacidade de natação. E isso é um grande problema, o que gera maior parte das ocorrências, e ignoram a sinalização — completa. Ainda alerta que a situação fica mais perigosa quando há consumo de álcool.

Acompanhe o canal do Guia de Verão no NSC Total.

Leia também

Três em cada cinco praias em SC estão próprias para banho

Onda de calor: veja dicas para enfrentar o período de altas temperaturas sem gastar água