Santa Catarina está em alerta para ao menos três eventos climáticos neste domingo (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São quatro alertas ativos válidos para diferentes regiões do Estado, para chuvas intensas, tempestade e onda de calor.

Continua depois da publicidade

O alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade, começou à meia-noite deste domingo e é válido até o final do dia. Ele abrange o Sul, Serra, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste, deixando de fora somente o Oeste catarinense.

O risco é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar a rajadas de 40 a 60 km/h e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Para chuvas intensas são dois alertas, ambos de perigo potencial: um válido para o Oeste catarinense e outro para o Sul, Serra, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. O primeiro teve início à meia-noite deste domingo e segue até às 10h de segunda-feira (29), e o segundo começou às 10h20 deste domingo, se estendendo até 9h de segunda.

O risco é alertado pelo Inmet é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 40 a 60 km/h. Há risco baixo para corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Continua depois da publicidade

Onda de calor no Estado

Um outro alerta, esse mais duradouro, segue em vigor para parte de Santa Catarina até às 18h de segunda-feira. O Inmet avisa para a ocorrência de uma onda de calor, o que gera grande perigo especialmente para a região Norte do Estado.

A onda de calor provoca risco à saúde pela condição de altas temperaturas, registradas ao menos 5ºC acima da média para essa época por um período maior do que 5 dias, critério para que seja classificado o fenômeno. A Defesa Civil de Santa Catarina também alertou para a ocorrência da onda de calor, que se encerraria neste domingo, segundo o órgão.

Calor leva multidão para as praias em SC