Santa Catarina tem 40,93% dos pontos impróprios para banho, de acordo com o último relatório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), publicado na quarta-feira (25). Dos 237 pontos analisados no Estado, 140 (59,07%) estão próprios. Em Florianópolis, 86 foram avaliados: 44 próprios (51,16%) e 42 impróprios (48,84%)
Continua depois da publicidade
Em relação ao último relatório de balneabilidade, de maio, houve uma piora significativa. Na análise anterior, eram 50 locais inadequados; em junho, saltou para 97, que corresponde quase o dobro do valor.
Na capital catarinense, 21 pontos que estavam próprios em maio se tornaram impróprios em junho, incluindo as praias da Daniela, de Canasvieiras e do Forte.
Também houve piora em Bombinhas, onde apenas a Praia do Mariscal está totalmente própria, e em Porto Belo, que tem apenas um ponto na Praia do Perequê adequado para banho.
Chuva nos dias das coletas
De acordo com o instituto, a piora tem relação com as chuvas que atingiram o Estado nos dias das coletas, entre a segunda (23) e a terça-feira (24).
Continua depois da publicidade
— A chuva favorece o aumento do escoamento superficial, consequentemente, o carreamento de resíduos para o mar, impactando momentaneamente os parâmetros analisados nessas amostragens — disse o diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, Diego Hemkemeier Silva.
O IMA destacou que dois pontos na Lagoa da Conceição foram realocados devido a obstruções: o Ponto 96 (Rua Orlando Carioni) ainda aguarda mais análises para classificação, enquanto o Ponto 97 (Servidão das Cicas) já foi registrado como impróprio em sua primeira medição. Por isso, o total geral considerou 237 pontos válidos, e não 238.
Confira a situação das praias em Florianópolis
Como é feita a divulgação da balneabilidade
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas, que pode ser acessado no site. À medida que as análises são concluídas pelo laboratório, o resultado do ponto é atualizado e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Continua depois da publicidade
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Leia também
Pinguim com rastreador é encontrado morto em praia de difícil acesso em SC