nsc
dc

Pandemia

SC tem queda de 45% nos casos ativos de Covid-19 em duas semanas

Estado chegou a ter 80 mil pessoas em fase de transmissão da doença no final de janeiro e ainda tem mais de 44 mil pacientes nesta condição

14/02/2022 - 16h17 - Atualizada em: 14/02/2022 - 19h04

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
SC chegou a ter 80 mil casos ativos de Covid-19 na virada do mês
SC chegou a ter 80 mil casos ativos de Covid-19 na virada do mês
(Foto: )

O número de casos ativos de Covid-19 caiu quase pela metade nas últimas duas semanas em SC. O Estado atingiu o pico de pacientes em tratamento ou recuperação da doença em toda a pandemia no dia 29 de janeiro, quando havia 80.251 pessoas com o coronavírus.

Especialistas revelam detalhes da síndrome pós-Covid

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O balanço desse domingo (13) divulgado pelo governo do Estado apontou 44.134 casos ativos de Covid em SC. Neste período de 16 dias, portanto, houve queda de 45% no número de pacientes em período de transmissão da doença. Os dados são dos relatórios diários do governo do Estado, compilados no Painel do Coronavírus da NSC.

De 14 a 29 de fevereiro, SC registrou em quase todos os dias novos picos da doença em toda a pandemia. Antes desta onda atual, a maior quantidade de casos ativos de Covid no Estado havia sido registrada em 6 de março de 2021, quando havia 39.017 pacientes com a doença.

Antes desta redução, os casos ativos de Covid tiveram uma verdadeira escalada em SC e em todo o país. Segundo dados do último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o número chegou a aumentar 576% entre a última semana de 2021 e a segunda semana do ano, em meados de janeiro.

Embora a redução do número de casos ativos possa sugerir um momento de maior tranquilidade, o momento ainda é de atenção no Estado, em especial pela maior possibilidade de transmissão da variante Ômicron. 

Os atuais 44 mil casos ativos no Estado ainda são mais do que o Estado teve durante todo o período de pandemia até 17 de janeiro deste ano. Nesta data, SC já vivia a escalada de diagnósticos positivos para a doença que levou os indicadores de 1,9 mil para 80 mil casos ativos em pouco mais de um mês.

Apesar da redução de pacientes em tratamento, o número de óbitos se mantém em patamar mais elevado nas duas primeiras semanas de fevereiro do que ao longo do mês de janeiro. Quando o Estado atingiu o pico de casos ativos, em 29 de janeiro, a média móvel de mortes nos últimos 14 dias era de 18,1. Com os dados do balanço deste domingo, a média móvel das últimas duas semanas agora é de 31 mortes por dia.

O dia com mais mortes em 2022 foi 8 de fevereiro, quando o boletim diário apontou 48 óbitos por conta da Covid em SC.

Leia também

Ministro da Saúde pede aos pais que levem seus filhos para vacinar contra Covid

Mais de 400 mil pessoas acima de 60 anos não receberam reforço contra Covid em SC

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Ômicron tem sintomas diferentes em crianças; saiba como reconhecer​

Colunistas