Pela quarta semana seguida todas as cidades de Santa Catarina estão no nível gravíssimo em relação ao coronavírus. O mapa de risco foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde neste sábado (20) e mais uma vez todas as regiões estão na cor vermelha.

> Quer receber notícias de SC por WhatsApp? Inscreva-se aqui
> Santa Catarina recebe mais 146,7 mil vacinas contra Covid-19 neste sábado

Continua depois da publicidade

Das 16 regiões, apenas a região do Extremo Sul continua com nota máxima em todos os quesitos analisados. As outras regiões apresentaram uma redução, principalmente, no índice de transmissibilidade. 

— Isso não quer dizer que tenhamos chegado à diminuição na curva, pois os leitos ainda estão em situação gravíssima no Estado. Quer dizer que há uma estabilização. Se isso vai aumentar ou diminuir na próxima semana depende do nosso comportamento também — reforçou a cientista de dados Bianca Vieira.

Índices das regiões
Índices das regiões (Foto: Governo do Estado)

O mapa de classificação de risco é divulgado semanalmente pelo governo catarinense. As cores indicam a gravidade da pandemia em cada região, sendo vermelho o risco mais alto – gravíssimo, laranja risco grave, amarelo risco alto e azul risco moderado. 

> Oeste ameniza colapso, mas outras regiões de SC têm alta em casos ativos de covid-19 e filas de espera por UTI

Continua depois da publicidade

Para a classificação, o Estado leva em conta índices calculados a partir da combinação de fatores como transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos de coronavírus em cada região.

Destaques do NSC Total