As regiões Oeste, Serra e Norte de Santa Catarina estão em alerta laranja de “perigo” para acumulados de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi emitido às 10h e vale até as 23h desta sexta-feira (28).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nessas regiões, deve chover entre 50 e 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta também afeta o Rio Grande do Sul, o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
O Estado também tem outro alertas amarelo de “perigo potencial” para tempestades de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (de 40 a 60 quilômetros por hora), e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Veja os alertas
Continua depois da publicidade
Alerta da Defesa Civil
As chuvas devem ocorrer entre a tarde desta sexta-feira (28) e a madrugada de sábado (29), de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina. A partir da tarde de sábado, novos temporais tendem a se formar, porém de maneira localizada.
Conforme o órgão estadual, entre o Extremo Oeste e os Planaltos, onde o risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas do Estado, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais com chuva pontualmente intensa.
Recomendações à população
- Durante os temporais busque um local abrigado
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
Leia também
Trânsito, alagamentos e falta d’água: rompimento de adutora causa transtornos em São José
 
				 
                                     
                            
                            



