A Grande Florianópolis, o Sul e parte da Serra de Santa Catarina estão incluídos em um alerta laranja de “perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para acumulados de chuva entre esta quarta-feira (9) e o meio-dia de quinta (10). São esperadas chuvas de 50 a 100 mm/dia nas regiões, segundo o órgão.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco. O alerta do Inmet inclui também o litoral do Rio Grande do Sul.
Outras regiões do Estado também estão em alerta amarelo de “perigo potencial” do Inmet. Partes da Grande Florianópolis, do Norte e do Vale do Itajaí podem receber acumulados de até 50 mm/dia até as 17h de quinta-feira. Já os municípios de Garuva e Itapoá estão incluídos em um alerta de chuvas intensas, com volumes de 50 mm e ventos de até 60 km/h, até 10h de quinta.
Mapas mostram áreas em alerta
Continua depois da publicidade
Alerta de Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, entre a noite desta quarta e a madrugada de sexta-feira, sistemas de baixa pressão que se formam no continente e avançam em direção ao mar, combinados com a circulação marítima, mantém o tempo instável no Estado.
Entre o Sul do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Litoral Sul e partes da Serra, onde o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, a chuva ocorre principalmente entre a noite desta quarta e a tarde de quinta-feira, podendo vir com forte intensidade e de forma persistente.
Nas demais áreas do Estado, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, principalmente na quinta-feira, podendo ser intensa e acompanhada por raios em alguns momentos. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais busque um local abrigado
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
Continua depois da publicidade
Leia também
Friozinho em SC não deve terminar tão cedo; veja a previsão do tempo