nsc
    dc

    ESTIAGEM PROLONGADA

    Seca em SC: Governo federal reconhece situação de emergência em 9 municípios

    As localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro e assistência

    02/12/2020 - 15h00

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Seca tem causado problemas de abastecimento em cidades de SC
    Seca tem causado problemas de abastecimento em cidades de SC
    (Foto: )

    O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta quarta-feira (02), situação de emergência de 9 municípios do estado de Santa Catarina devido à seca. 

    > Tatu toma água em garrafa de moradora no Oeste de SC; veja o vídeo

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    Com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população.

    Os municípios reconhecidos foram Chapecó, Coronel Martins, Descanso, Ipira, Iraceminha, Marema, Nova Itaberaba, Tigrinhos e Xavantina. Além disso, cinco cidades do Rio Grande do Sul também entraram na portaria, sendo elas Manuel Viana, Palmitinho, Porto Mauá, Três de Maio e Tuparendi.

    Na terça-feira (1º), outros municípios catarinenses tiveram reconhecida a situação de emergência devido à seca. Foram eles: Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Ipumirim, Palmitos, Paraíso e Presidente Castello Branco.

    Apoio emergencial

    O apoio emergencial por meio do MDR complementa a atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

    > Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial de novembro e dezembro

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas