Quem compra uva no supermercado quer que elas venham docinhas e firmes e fazer valer seu dinheiro. As uvas sem semente, sejam verdes ou roxas, viraram febre no Brasil nos últimos meses, e se popularizaram como opção de lanche saboroso, saudável e fácil de carregar por aí.

Continua depois da publicidade

Além disso, a uva verde virou a queridinha de quem cuida da alimentação e uma opção para quem não vive sem um docinho. No entanto, nem sempre é fácil comprar uvas na medida certa. Como geralmente, ela são vendidas em embalagens fechadas, o consumidor precisa ficar atento a alguns sinais.

Segredo está no cabinho da uva

Um dos segredos para comprar uma uva doce é o cabinho. Vários vídeos nas redes sociais indicam como observar a cor do cabinho pode garantir que você compre uvas doces e não gaste dinheiro à toa no supermercado.

Como a maioria das embalagens em que as uvas são vendidas (verdes ou roxas) são transparentes, fica fácil de saber. O cabinho da uva precisa estar verde e flexível, não seco e marrom.

Continua depois da publicidade

  • Cabinho verde e flexível: indica que uva é fresca e foi colhida recentemente, estando no ponto certo da doçura.
  • Cabinho seco e marrom: indica que a uva já passou do ponto, perdeu umidade e pode estar azeda.

Além disso, é preciso ficar de olho também na casca das uvas. Elas precisam parecer firmes, brilhantes e sem machucados ou sinais de mofo. A cor das uvas deve ser uniforme e se a embalagem estiver úmida, não compre.

Outra dica que se espalhou nas redes sociais é da uva solta. Verifique se a embalagem que você está comprando não está cheia de uvas soltas, isso indica que elas já amadureceram demais e se soltaram dos cabinhos.

Continua depois da publicidade

Com essas dicas, você garante que está comprando uvas boas e doces e não gasta dinheiro no supermercado comprando frutas azedas ou que já passaram do ponto.

As uvas podem ser incluídas na alimentação de diversas maneiras

Três alimentos melhores que o peito de frango na meta diária de proteína