A prefeitura de Xanxerê decretou situação de emergência neste sábado (8) por causa dos estragos provocados pela passagem de tornados por Santa Catarina. O município é o segundo do Estado a assinar o documento. O primeiro foi Dionísio Cerqueira, onde a Defesa Civil registrou os maiores danos.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello anunciou que irá a Dionísio Cerqueira na manhã deste domingo (9). Ele deve participar de uma reunião na Escola Jacob Maran onde deve tratar da reconstrução das áreas e estruturas castigadas devido à passagem de um tornado.

Dionísio Cerqueira também decretou emergência; veja fotos

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou o envio de aproximadamente 1,8 mil itens de assistência humanitária para o município de Dionísio Cerqueira. São cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza doméstica, colchões de solteiro e casal.

Continua depois da publicidade

Há, também, telhas e cumeeiras de 4mm e 6mm, que irão atender as famílias afetadas.

Além de Dionísio Cerqueira, o secretário de Estado da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, irá para Xanxerê no domingo (9). A cidade registrou ventos de 86 km/h na tarde de sexta-feira (7) acompanhados de chuva intensa.

Casas, escolas e barracões foram destelhados. Neste sábado (8), 60 famílias receberam telhas da prefeitura. A distribuição de materiais para os moradores atingidos pelo tornado continua neste domingo (9), das 8h às 12h, no pavilhão central do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Xanxerê