A prefeitura de Xanxerê decretou situação de emergência neste sábado (8) por causa dos estragos provocados pela passagem de tornados por Santa Catarina. O município é o segundo do Estado a assinar o documento. O primeiro foi Dionísio Cerqueira, onde a Defesa Civil registrou os maiores danos.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello anunciou que irá a Dionísio Cerqueira na manhã deste domingo (9). Ele deve participar de uma reunião na Escola Jacob Maran onde deve tratar da reconstrução das áreas e estruturas castigadas devido à passagem de um tornado.

Dionísio Cerqueira também decretou emergência; veja fotos

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou o envio de aproximadamente 1,8 mil itens de assistência humanitária para o município de Dionísio Cerqueira. São cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza doméstica, colchões de solteiro e casal.

Há, também, telhas e cumeeiras de 4mm e 6mm, que irão atender as famílias afetadas.

Além de Dionísio Cerqueira, o secretário de Estado da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, irá para Xanxerê no domingo (9). A cidade registrou ventos de 86 km/h na tarde de sexta-feira (7) acompanhados de chuva intensa.

Continua depois da publicidade

Casas, escolas e barracões foram destelhados. Neste sábado (8), 60 famílias receberam telhas da prefeitura. A distribuição de materiais para os moradores atingidos pelo tornado continua neste domingo (9), das 8h às 12h, no pavilhão central do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

Veja fotos de Xanxerê