A cidade de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste catarinense, foi uma das mais afetadas até o momento pelo ciclone extratropical que atinge o Estado nesta sexta-feira (7). O município decretou situação de emergência, publicada no Diário Oficial.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil municipal, foram 200 pessoas afetadas, sendo 50 famílias, além de cinco feridos. Os dados do órgão municipal indicam 40 desalojados por conta das fortes chuvas e ventos que atingiram a região na tarde desta sexta, sendo 30 na comunidade Jorge Lacerda e 10 na Gleba União.
De acordo com a Defesa Civil municipal, uma reunião foi feita durante a noite com os secretários e a Defesa Civil para que no sábado (8) pela manhã as equipes atuem no apoio à população. Lonas e telhas já foram cedidas para as residências afetadas em algumas localidades.
— Amanhã bem cedo a gente vai estar fazendo esse mutirão, para a gente estar desobstruindo as estradas, com a equipe de obras, com as máquinas, recolhendo os lixos da rua, também com a equipe, com as motosserras, para liberar o acesso. Também vamos fazer levantamentos da Defesa Civil para ver quantas telhas que foram destruídas, se precisa kit de higiene, kit de limpeza, kit de cesta básica, colchão — detalha Igor Caramori, Coordenador da Defesa Civil de Dionísio Cerqueira.
Vídeo mostra destruição causada pelos ventos
Continua depois da publicidade
Bombeiros atenderam ocorrências na cidade
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 16h30min por conta dos estragos causados pelos fortes ventos na comunidade de Jorge Lacerda, no interior de Dionísio Cerqueira. Cerca de 30 casas foram atingidas no local, além do ginásio de uma escola.
Ainda, uma árvore caiu sobre um ônibus escolar, mas felizmente ninguém se feriu. Ainda, na mesma localidade, uma casa foi arrancada por inteiro com a força do vento, ficando somente o piso.







